图片
Para ser sincero, como um jogador antigo que joga desde a era Saipan, ainda tenho sentimentos confusos quando vejo que a série KOF finalmente tem uma versão RPG. Sem me gabar, a maior sensação que este “King of Fighters World” me dá é que está realmente a tentar quebrar a estrutura dos jogos de luta tradicionais. Embora ainda falte em alguns lugares, vale a pena falar sobre isso.
Vamos falar sobre as vantagens primeiro. O que mais me surpreende neste jogo é que ele transforma completamente os clássicos combates 2D de KOF em uma cidade panorâmica 3D livre. Naquela época estávamos pregando peças no teclado, mas hoje podemos controlar Iori Yagami para andar pelas ruas da cidade de um futuro próximo. Esse tipo de extensão é bastante impressionante, para ser honesto. A escalação de lutadores do jogo é realmente completa, com personagens da história da série KOF aparecendo, e a trama foi completada com muito cuidado. Jogadores antigos podem encontrar nele muitas piadas familiares e ovos de páscoa.
A princípio pensei que o design do Free City Simulation fosse um truque, mas depois de jogá-lo descobri que era bastante sólido. Você pode realizar tarefas, fazer compras, lutar e interagir com NPCs na cidade. Embora o grau de liberdade não seja tão bom quanto o de GTA, ele superou as expectativas de um jogo mobile. Comparado com muitos MMORPGs semelhantes no mercado onde você desliga e luta contra monstros, esta jogabilidade é realmente uma lufada de ar fresco.
Mas tenho que dizer algo que merece ser reclamado. Em primeiro lugar, como núcleo da série KOF, a sensação de luta enfraqueceu bastante depois de ser transformada em RPG. A liberdade dos combos de habilidade não pode ser comparada com a do KOF ortodoxo, e a sensação de golpe também é suave, o que pode ser um pouco desconfortável para jogadores experientes. Além disso, embora seja feito com um motor 3D, ainda existe uma certa lacuna entre os detalhes da imagem e os efeitos de luz e sombra em comparação com os principais jogos para celular atuais. Ocasionalmente, haverá uma ilusão de “jogo online e jogo na web”.
Vamos falar sobre comparação com jogos semelhantes. Eu acho que “King of Fighters World” é mais parecido com a versão DNFPG da ideia – transformar IP clássico em jogabilidade de RPG, mas sua base é KOF, então o público é realmente diferente de DNFPG. O que os jogadores de KOF mais valorizam são os sentimentos dos personagens de King of Fighters e a alegria da luta. Este jogo obviamente quer atrair um grupo mais amplo de jogadores de MMORPG. Acho que o equilíbrio entre os dois é a coisa mais difícil de fazer no momento.
O modelo operacional é gratuito, o que é bastante amigável. No entanto, os amigos que jogaram este tipo de jogo sabem que se não houver ouro na fase posterior, a lacuna no poder de combate ainda será relativamente grande. Espero que o oficial possa trabalhar de forma mais equilibrada para evitar que os jogadores civis percam muito rapidamente.
No geral, “King of Fighters World” é um trabalho cuidadoso. Pode não ser perfeito e a sensação de luta ainda pode ser melhorada, mas para os fãs de KOF, poder ver tantos personagens clássicos reunidos no mesmo mundo aberto para aventuras em seus celulares já vale o preço. Para ser honesto, nós, velhos que jogamos desde a era Symbian até a era dos smartphones, estamos bastante satisfeitos em ver KOF fazendo tal tentativa nesta era. 😌
Não estou me gabando, mas se você está procurando um jogo para celular King of Fighters com enredos ricos e a capacidade de percorrer o mapa livremente, experimente. Se você vem com uma mentalidade de luta ortodoxa, é recomendável ajustar suas expectativas antes de entrar no box.