图片
Ainda me lembro dos dias em que me escondia debaixo das cobertas e jogava a versão Java de "Super Racing" naquele celular quebrado com uma tela completamente inútil. Não havia sensor de gravidade ou motor 3D naquela época. Eu apenas confiei em uma tecla numérica para mover para a esquerda e para a direita. Isso fazia minhas mãos suarem quando eu estava batendo naquelas estradas montanhosas acidentadas. Agora, quando jogo a versão remasterizada no Android/iOS, a imagem tem uma definição muito maior e as montanhas e árvores verdes parecem papel de parede, mas sempre sinto que falta a teimosia do ano em que fiquei preso, mas não consegui parar.
Para ser sincero, a pior coisa deste jogo é o design do terreno. Você a vê como uma estrada plana de montanha, mas quando corre, descobre que ela está cheia de buracos escondidos e cascalho, e há uma fileira de barris de gasolina para você próximo a ela. Na versão original, esses obstáculos são chamados de "despretensiosos": barris com blocos de pixels, contêineres quadrados, e ouve-se um "clang" quando você bate neles, e o carro vira e continua correndo. É muito pesado. E a réplica? Os obstáculos são bastante refinados, com brilho e sombras, mas às vezes a detecção de colisão fica ainda mais confusa do que na versão original. Mesmo que tenha passado, não conta como ter atingido você. Fiquei com tanta raiva que dei um tapa na coxa.
O que há de mais clássico na versão original é a sensação operacional de "meio tempo". Há um atraso no volante e os freios precisam ser freados muito mais cedo. Ao fazer curvas fechadas, você deve pressionar o botão de direção com a mesma delicadeza que faria no primeiro amor, caso contrário, você será jogado para fora da pista em minutos. Agora a versão de reprodução otimizou o controle e é mais suave acertar onde quer que você aponte, mas a sensação de realização de “competir com o carro” desapareceu. A juventude nasce desse tipo de falta de jeito.
Mas dito isso, é grátis🆓, e o desenvolvedor Nanjing Yuanji também é considerado uma consciência. Não possui limitações físicas ou aceleração de ouro como alguns jogos para celular. Ainda tem o sabor inocente de um nível após o outro. Ainda tenho a versão antiga do simulador JAR no meu telefone. Jogar entre as versões antiga e nova é como correr na mesma estrada de montanha em tempos e espaços diferentes. Qual você acha que é melhor? Não posso dizer, mas cada vez que ouço o som do motor ecoando no vale, sinto que esta é provavelmente a “reconstituição da juventude” para o nosso grupo🏁