Ainda me lembro de quando era criança, corri até o dono da loja de videogame segurando a mesada que havia economizado por um mês e perguntei misteriosamente se havia alguma fita cassete nova. Naquela época, eu não sabia nada sobre cópias genuínas e piratas. Eu só sabia que a caixa tinha “heka” colorido impresso nela. O chefe deu um tapinha no peito e disse: “Este set de quatrocentos em um é suficiente para você jogar por meio ano!” Quando o levei para casa, descobri que o cardápio estava cheio de jogos de troca de pele, mas ainda consegui aproveitar as férias de verão.
Recentemente joguei "Armored Regiment Online" no meu celular e de repente tive uma sensação indescritível de intimidade. Não é por causa dos gráficos impressionantes, mas pelo sabor do “campo de batalha estrondoso” que me lembra uma fita pirata chamada “Armored Frontline” no GBA daquela época. A capa da fita mostrava um tanque e um canhão, mas quando aberta, mostrava uma figura pixelizada movendo grades na mesa de areia. A operação foi extremamente estranha, mas vários de nossos amigos ainda se reuniram em torno do antigo SP, revezando-se apertando as teclas de direção, e jogaram a tarde inteira.
O atual “Regimento Blindado Online” fez com que as “várias armas” parecessem decentes. Tanques, artilharia e veículos blindados estão alinhados na tela do celular. O entusiasmo de dezenas de milhares de pessoas compartilhando a tela é de fato o mesmo que o sentimento de estratégia ao jogar “Advanced Warfare” daquela época. Mas, para ser sincero, não posso deixar de comparar - o som “pop” das balas de canhão na fita original agora se tornou um efeito especial que sacode a tela; antigamente a fita cassete não conseguia salvar arquivos quando ficava sem carga, então comecei a tocar sempre desde o início, mas desenvolvi a habilidade de memorizar o tabuleiro; agora é conveniente salvar e reabastecer tropas automaticamente com um clique, mas a teimosia de "fazer um movimento errado e começar de novo" parece ter sido enterrada no fundo da gaveta junto com as fitas piratas.
Mas isso não importa. Passei o dedo pela tela e vi o regimento blindado que formei correndo pela linha de defesa da Normandia. Ouvi o som do fogo da artilharia misturado ao som do ventilador. De repente, senti como se estivesse sentado no tatame da casa da minha avó, segurando o SP com tela amarela. Naquela época as fitas eram piratas, mas a felicidade era real. O atual “Armored Wing Online” pode ser genuíno e gratuito, mas a energia de “reviver os dias de glória” realmente faz com que eu, um jogador antigo, sinta calor nos olhos.
Comandante, se você já correu para casa ao anoitecer segurando uma fita cassete, é melhor vir a este campo de batalha para travar outra batalha. De qualquer forma, a juventude não está perdida. Se você puder voltar novamente, você o ganhará. 🛡️🔥