"Monument Valley"... a primeira vez que joguei, estava usando um iPhone 5s. Naquela época, o mercado de jogos para celular estava crescendo e a tela estava cheia de cartas, ou cartas que custavam 999. Você sabe, naquela época, estava imprensado entre um monte de jogos de ouro de criptônio, silenciosos e silenciosos, como um prédio crescendo a partir de um sonho.
Não quero me gabar, é realmente uma obra de arte. Trompe l'oeil geométrico, arquitetura em estilo Escher e uma princesa tranquila. Não há muitas palavras, mas cada passo diz alguma coisa. É um pouco como a sensação de ficar maravilhado quando tocamos “Snake” na era Symbian, mas agora este é milhares de vezes melhor.
Voltemos à tendência.
Os jogos para celular de hoje são muito populares. Mundo aberto, batalhas em tempo real, garantias de linha de montagem, cartões cibernéticos mensais... A tecnologia está cada vez melhor e os gráficos estão cada vez mais em alta definição, mas para ser sincero, às vezes me sinto vazio depois de jogar demais. Todos estão ocupados realizando tarefas diárias e correndo pelo mapa para abrir caixas de tesouro. Quantas pessoas ainda se lembram do jogo sem barras de medição, sem pontos vermelhos e sem sistema de poder de combate?
Monument Valley é essa exceção.
Não exige que você recarregue as baterias, não o obriga a jogar diariamente e nem mesmo prepara muitos níveis. Quando você entra, é como abrir um livro ilustrado. Você anda devagar e pensa sobre isso. Ocasionalmente, você será desviado por uma estrada e sua cabeça ficará cheia de perguntas. Aí você acorda de repente - aquela sensação é como a primeira vez que você descobriu, quando era criança, que pode desenhar diretamente na tela do seu celular. É puro e surpreendente.
O desenvolvedor é Dream World. Para ser honesto, este fabricante é muito bom em selecionar trabalhos no círculo doméstico de jogos para celular. Mas o que é verdadeiramente admirável é que eles estejam dispostos a manter este “trabalho” numa era de trânsito tão grande. Não é um produto, é um trabalho.
A indústria de jogos para celular tornou-se cada vez mais parecida com o fast fashion nos últimos anos. Muitas coisas evaporam três meses depois de se tornarem populares. Para ser franco, a maioria dos fabricantes está aproveitando o tempo dos usuários em vez de dar aos usuários um tempo que vale a pena valorizar. Monument Valley pode se tornar uma referência não apenas por sua beleza, mas porque prova uma coisa. Os jogos para celular não precisam ser apenas um passatempo, mas também podem se tornar um pequeno lugar sagrado no coração.
Às vezes volto ao álbum de fotos do meu celular e vejo capturas de tela de quando joguei “Monument Valley”. Também já era tarde da noite e a música “The End” tocava nos fones de ouvido. A princesa caminhou lentamente em direção à porta e o mundo inteiro girou lentamente atrás dela. Já velho, não posso dizer que fiquei emocionado, mas de repente senti que os jogos são realmente ótimos.
Muita conversa.
Resumindo, se você quiser tocar algo diferente e encontrar algum poder silencioso, você pode tentar.
Quanto a mim, provavelmente continuarei a viver confuso neste mundo fast food de jogos para celular, mas cada vez que olho para trás, Monument Valley está lá, como um prédio que nunca desaparecerá, me lembrando silenciosamente que os jogos costumavam ser menos urgentes, e as pessoas não poderiam estar tão ansiosas. 🕊️