图片
Para ser sincero, quando vi as palavras “Running Platform: 5.0”, quase parei. Quem pode falar sobre Saipan hoje em dia, mas para mim foi uma época de ouro à qual nunca poderei voltar. Lembro que naquela época os celulares ainda tinham telas resistivas e podíamos mexer neles com uma caneta. As pequenas teclas de direção na lateral da fuselagem eram todo o nosso espaço operacional. Nessas condições, joguei inúmeros jogos stickman.
Este "Stickman Brawl Stand-alone Fighting" não é uma ostentação ou uma coisa ruim. Foi considerado um outlier naquele ambiente. Pense bem, naquela época, a maioria dos jogos para celular eram Snake, Puzzle, Mahjong, etc. Esse tipo de batalha stickman totalmente em 3D, ainda no estilo sandbox, realmente fazia os olhos das pessoas brilharem. Embora olhando para trás agora, o “3D” possa ser apenas alguns modelos angulares girando e pulando, mas naquela época eu estava debaixo da colcha no dormitório, observando dois bonecos lutando juntos na tela do meu celular. A emoção era mais emocionante do que abrir qualquer obra-prima AAA agora.
No jogo, você comanda um exército inteiro de bonequinhos. Não é como lutar sozinho, mas realmente dá uma sensação trágica de “o exército avança e a batalha segue”. Cada vilão avançou como um tolo e então foi abatido e derrubado. O próximo continuou a avançar. Naquela época, muitas vezes eu me sentia um pouco tonto depois de jogar, pensando como esses pequenos bonecos na tela poderiam ser mais emocionais do que os personagens coadjuvantes de alguns sucessos de bilheteria? A frase "Todo guerreiro stickman expressa simpatia pela luta é legal", a tradução é como uma tradução automática, mas tem uma estranha qualidade de piada de mau gosto do Leste Europeu, que eu gosto bastante.
O estilo sandbox também é interessante. Para ser franco, você pode mexer no cenário, arrastar coisas para atingir as pessoas ou usar o terreno para fazer alguns truques. Naquela época, passei muito tempo estudando como deixar o inimigo preso em um canto e depois usar o combo mais barato para matá-lo. Agora pense nisso, não é essa a primeira diversão dos motores de física? Embora seja difícil, o grau de liberdade existe e você pode jogar suas cartas sem seguir as regras.
O jogo é gratuito e o desenvolvedor é Beijing Lejielun Technology Co., Ltd. Para ser honesto, não pareci prestar muita atenção a esta empresa depois, mas este jogo está realmente no meu telefone há muito tempo. Lembro que quando troquei de celular, a primeira coisa que fiz foi encontrar uma forma de exportar o arquivo salvo. Mas então eu não consegui mais fazer isso, então digitei novamente. Esse tipo de diversão acumulada exclusivamente através do toque agora é difícil de encontrar.
Mais tarde no jogo, eu até entendi um pouco a frase - “guerra cruel”. Quando os bonecos na tela caíram, não houve sangue ou gritos, apenas um simples feedback de colisão. Mas quando você orienta dezenas desses vilões para lutarem um após o outro, a indiferença e o absurdo da “guerra” são mais diretos do que muitas obras sob a bandeira do realismo. Talvez seja esse o charme da imagem do stickman. Quanto mais simples for, mais emoções complexas poderá conter.
Depois de tantos anos, os telefones celulares estão repletos de várias obras-primas de alta definição, incluindo controladores, periféricos e arquivos em nuvem. Mas ocasionalmente ainda penso em mim mesmo na cama, segurando uma caneta e comandando cuidadosamente o exército de stickman. Naquela época, eu jogava apenas porque era divertido, simplesmente porque não precisava pensar em KPIs e tarefas diárias.
Não estou me gabando, mas se este jogo fosse lançado agora, provavelmente seria enterrado em minutos. Mas existia e, durante a minha juventude, chamava bastante a atenção. Se você também é um jogador antigo e ocasionalmente deseja encontrar o momento mais primitivo e feliz de cortar e cortar, você também pode encontrar um simulador e trazer à tona o exército stickman daquela época. Acredite, aqueles poucos segundos de tela de carregamento fazem seu coração bater mais rápido do que o CG de abertura de muitos jogos atuais. 😌