Caros veteranos, meu antigo motorista está aqui novamente. Eu estava vagando pela Dimensão Qidian e vi este jogo "Arkanoid King Shines". Fiquei tão surpreso que isso me levou de volta há trinta anos. Acho que não existiam smartphones naquela época, então eu me agachava no fliperama e pagava um dólar ou três moedas só para acertar alguns blocos de pixel. Agora você pode brincar apenas movendo os dedos enquanto está deitado na cama. Esse tipo de tratamento é incrível.
Falando neste jogo, a jogabilidade ainda é a mesma: atirar bolinhas de gude, bater tijolos, pegar a bola e limpar a tela para passar de nível. Deixe-me dizer, essa coisa foi o criador de um jogo popular em todo o mundo. Do Atari à Famicom e agora aos ecrãs dos telemóveis, a rotina não mudou muito, mas a sensação de alegria é a de dar uma cambalhota para cima. Veja seu estilo de pixel, que agora é chamado de retrô, mas naquela época era equipamento padrão. Mas eles são inteligentes, empacotando a jogabilidade antiga de uma forma legal e emocionante, quebrando tijolos com um clique e eliminando a diversão na tela inteira. É mais louco que Crazy Ball e mais divertido que Happy Ball. Eu acredito nesta palavra.
O que me deixa mais emocionado? Esta indústria mudou. No passado, para jogar, tínhamos que comprar uma fita cassete, que custava dezenas de dólares por jogo, e tínhamos que economizar dois meses de mesada antes de ousarmos jogar. E agora? Baixe gratuitamente, clique para abrir e jogar, sem necessidade de dinheiro. O desenvolvedor, Shenzhen Lieyou, verifiquei e descobri que é bastante gentil. O modo de carregamento é 0. Lembro-me daqueles anúncios de jogos de antigamente, cada um mais sofisticado que o anterior, todos cheios de armadilhas de compra no aplicativo, mas este jogo é realmente gratuito, meus queridos. Embora eu ache que depende principalmente da publicidade para ganhar algum dinheiro, já estou convencido de que um jogo independente pode atingir esse nível.
Mas dito isto, qual é a situação da indústria de jogos agora? No passado, a comparação era sobre jogabilidade, mas agora a comparação é sobre probabilidade de compra de cartas, efeitos especiais de skin e enredo. Se você observar os jogos para celular atuais, ficará tentado a colocar uma obra-prima AAA em seu telefone. Mas ao abri-lo, você ficará entediado depois de jogar por dez minutos com localização automática de caminho e varredura com um clique. Pelo contrário, este tipo de quebra de tijolos é simples e áspero e tem um toque puro. Isso me lembra a alegria de pressionar a alça do console vermelho e branco até meu polegar formar bolhas. Não havia sistema de conquistas ou tarefas diárias naquela época. Era tudo uma questão de reação e ritmo. Se você perdesse, você voltaria. Se você ganhasse, ficaria feliz por muito tempo.
Este "Arkanoid King Shines" na verdade não é uma antiguidade completa. Ele adiciona alguns novos recursos, como efeitos especiais legais do triturador e a diversão de combinar vários blocos, o que pode ser considerado como transformar a sopa velha em uma tigela nova. Joguei alguns níveis e descobri que é mais reto do que as bolinhas de gude físicas e mais impactante do que o céu ondulante. Enfim, é uma forma de descomprimir. Depois de sentar no metrô, os níveis estão voando, minha mente está vazia, meus dedos estão coçando, tsk, tão confortável.
Finalmente, quero dizer algo aos meus jovens amigos. Como você está feliz agora, com todo um histórico de jogos em um único aplicativo. Lembro-me que naquela época, para jogar Arkanoid, tínhamos que ir ao fliperama. Estava lotado, o cheiro de fumaça de cigarro se misturava ao cheiro de suor e tínhamos que tomar cuidado para não sermos pegos pelos nossos pais. Agora você pode jogar o nostálgico estilo de jogo de pixel ao seu alcance. Embora a qualidade da imagem não seja comparável, esta energia pura é realmente rara. Pare de olhar para aquelas listas de ouro de criptônio. De vez em quando, jogue alguns joguinhos refrescantes como este de graça e você descobrirá que os jogos são essencialmente coisas divertidas.
Ok, tenho que continuar batendo tijolos. A velocidade da bola neste nível é um pouco louca. Eu tenho que usar a velocidade manual das máquinas vermelha e branca daquela época. Queridos amigos, se vocês querem sentir saudades, apressem-se e baixem. Se você não conseguir encontrar o link para download, pesquise “Arkanoid King Shine”. Depois de jogar, volte e converse comigo. Você acha que é melhor que o Marble Arkanoid? 😎