Ainda me lembro daqueles anos em que escondia o GBA atrás do livro didático na aula e reduzia o brilho da tela ao mínimo, só para dar mais uma olhada nos elfos do meu rancho. Naquela época, não havia como criar feras míticas. No máximo, criei um Tamagotchi e tive que tomar cuidado para evitar que o professor se virasse repentinamente. Agora peguei meu telefone e cliquei em “Iniciar um campo”, e de repente me deparei com essa sensação – mas desta vez não preciso ser sorrateiro. Posso simplesmente plantar algumas plantas espirituais no metrô ou durante a hora do almoço e convocar as feras míticas para dar um passeio. É muito fácil.
O que mais me impressionou neste jogo foi a sua energia “lenta”. Hoje em dia, os jogos para celular querem que você comece uma briga cinco segundos depois de estar online. "Começar com um campo" é melhor. Isso realmente lhe dá um campo no início. Depois de plantar a semente, é preciso esperar que ela cresça lentamente. Isso me lembra "Harvest Moon" do PSP. Naquela época, não havia rega automática ou colheita de vegetais com um clique. Você tinha que plantar seus próprios campos, um por um, e calcular o que era mais econômico plantar na estação. Agora “Iniciar um Campo” foi muito simplificado, mas a sensação de expectativa de “ver as plantas espirituais que você plantou brotarem aos poucos” não mudou em nada. Principalmente quando plantei uma planta espiritual rara pela primeira vez, quase pensei que estava jogando “Rune Workshop” no NDS e pensei “Uau, realmente plantei”.
Vamos falar sobre o cultivo de feras míticas. Naqueles jogos de desenvolvimento no GBA daquela época, você tinha que fazer tudo manualmente, como alimentar, limpar e brincar uns com os outros, e os valores seriam perdidos se você não prestasse atenção. Agora, as feras míticas de “Start a Field” estão livres de preocupações. Eles irão segui-lo quando convocados e podem ser atualizados automaticamente para aumentar seu poder de combate. No começo pensei que era fácil demais, mas depois me virei e pensei: não é esse o “parceiro com quem não preciso me preocupar” com que sonhei naquela época? Naquela época, era necessário contar pontos de treinamento para criar um Digimon, mas agora você pode realmente desenvolvê-lo deitado. No entanto, se o oficial conseguir criar um modo nostálgico que me permita escovar o pelo da fera mítica e alimentá-la com frutas, com certeza ficarei animado com isso imediatamente.
A propósito, este jogo é grátis! Deixe-me dizer, para comprar uma fita cassete genuína, economizei dinheiro para o café da manhã durante dois meses, e minha mãe me repreendeu quando descobriu. Agora não há cobrança para “Iniciar um Campo”. Você pode plantar plantas espirituais na fazenda e invocar feras míticas à vontade. Isso não é um desperdício de juventude? Embora o shopping definitivamente tenha compras no aplicativo, acho que ele pode dar conta da intenção original de “iniciar um campo”. Pelo menos até agora, não recarreguei um centavo e ainda estou gostando da agricultura.
Por fim, para ser sincero, nós, jogadores nostálgicos, ou não aceitamos jogos novos, ou queremos aquela “sensação de companheirismo”. "Start a Field" não possui nenhum sistema social sofisticado, nem força você a ingressar em uma guilda ou competir no ranking. Ele apenas permite que você cultive silenciosamente, crie feras divinas e, ocasionalmente, acesse a Internet para ver como estão suas plantas espirituais. Essa sensação é igual ao momento em que cheguei da escola e liguei o GBA - o mundo estava quieto e só estávamos eu e minha pequena fazenda.
De qualquer forma, vou ficar lá por muito tempo, colhendo verduras todos os dias, observando os bichinhos fofos e relembrando a época em que joguei secretamente o jogo portátil debaixo das cobertas. A juventude é algo que não se pode afastar ou manter, mas é bom reencontrá-la num jogo. 🙏