Irmãos, quando abri este aplicativo hoje e vi o nome "Pocket 4WD", de repente perdi a compostura... A juventude está realmente de volta😭
Ainda me lembro que no início dos anos 2000 havia um balcão na cantina da nossa cidade que vendia cartuchos de jogos. Você acha que eles estão vendendo fitas cassete sérias? Muito ingênuo. Naquela época, uma fita de GameBoy era "xx in 1" ou "Crazy Off-Road Racing". Se você abrir o adesivo no verso, verá que todos são "versão chinesa" e "versão super". Na verdade, eles são basicamente pirateados e montados. O jogo "4WD" em minhas mãos acabou sendo meu jogo de corrida favorito quando eu era criança, mas você poderia ter imaginado - esse jogo não era realmente sobre tração nas quatro rodas real, mas uma versão modificada de outro jogo de corrida. Os quatro carros nele foram chamados de "Sonic" e "Tornado". Pensando bem, isso não é só “couro de alta imitação”, haha.
Mas quando eu era criança, não me importava com isso. Para ganhar um jogo, eu poderia sentar em um pequeno pônei no quintal e esfregar o teclado do meu celular sem dormir nem comer (na verdade era um simulador. Não havia celular naquela época. Instalei o simulador de GB no desktop e observei o monitor grande). Os arquivos de fitas piratas também são muito fáceis de perder. Se houver queda de energia ou clique, todos os arquivos serão perdidos. Cada vez que chego à final, meu coração bate mais rápido que a velocidade do motor, e então a tela fica preta, nossa, recomeça. Esse tipo de amor e ódio é realmente o tom da juventude.
Agora estou chorando quando vejo a versão mobile do "Pocket 4WD". A operação original do jogo é pressionar e segurar para acelerar, soltar o freio e observar a sorte. Hoje em dia, os jogos mobile feitos pela Unity3D podem realmente montar o chassi, substituir o motor, instalar a roda guia e ajustar o ângulo de rotação e a relação de transmissão. Ainda me lembro que quando jogava GBA o que mais queria fazer era substituir os pneus off-road por pneus de borracha macia, mas realmente não tive escolha. A montagem no jogo mobile é super gratuita. Parece uma criança entrando em uma loja de brinquedos com tração nas quatro rodas. É tão gratificante.
O que me deixa ainda mais impressionado é que isso traz à tona o “sentido físico” da mini pista com tração nas quatro rodas. Quando eu era criança, fui a uma loja de brinquedos e ouvi o som do carro de verdade andando na pista enquanto as rodas de plástico raspavam no guarda-corpo. Agora o jogo mobile restaurou aquele som e a sensação de desaceleração nas curvas. Por um tempo, não consegui dizer se estava brincando no telefone ou deitado na sala da casa da minha infância, vendo o carro cruzar a linha de chegada. A única diferença é que naquela época não havia arquivo em tempo real de fitas piratas. Agora posso simplesmente sair e reabrir sem precisar executar novamente, mas sempre sinto que falta alguma coisa...
Para ser honesto, agora que estou na meia-idade (não pergunte sobre minha idade), não posso mais andar de carro por um dia em uma pequena estrada de pônei como fazia quando era criança. Mas colocando o telefone na mesa, instalando lentamente as engrenagens, selecionando os motores e combinando as habilidades, junto com o barulho do motor nos alto-falantes, todas as imagens da escola naqueles verões realmente voltaram à minha mente. A memória da fita pirata ainda está lá, mas a sensação comovente agora continua no “Pocket 4WD”.
Por fim, só quero dizer: Velho, você ainda tem sua garagem, volte e modifique seu carro, a pista juvenil está sempre esperando você correr🏁