图片
Ainda me lembro da "operação secreta" mais emocionante depois da escola no ensino fundamental - economizei o dinheiro do café da manhã por um mês, corri para a loja de jogos com placas amarelas na porta dos fundos da escola, fingi estar calmo e perguntei ao chefe: "Hum... você tem o cartucho GBA recém-chegado?"
O chefe tirou cartas piratas quatro em um e oito em um debaixo do balcão. As capas eram todas fotocopiadas e as cores eram ridiculamente brilhantes. Mas para a nossa geração, aquele GBA era o mundo inteiro. Mesmo que o “Futebol ao Vivo” da fita fosse traduzido para “Futebol Mundial 2003”, mesmo que os números das camisas estivessem todos bagunçados ao entrar no jogo, ainda poderíamos jogar até escurecer a tarde toda.
Naquela época, eu não sabia nada sobre autorização ou nomes reais dos jogadores. Eu só sabia que os atacantes eram os mais rápidos, os meio-campistas eram os mais pegajosos com a bola e o goleiro nunca poderia me impedir de bater no chão😎. Lembro que em um dos cartões estava impresso o nome “Messi” como “sem chance”. Um grupo de nossos amigos riu até que procuramos por ele no chão, mas mesmo assim corremos para usá-lo - porque seu valor de velocidade estava cheio, ele correu como uma botia e toda a defesa não conseguiu alcançá-lo.
Agora, o GBA está escondido na gaveta há muito tempo, até a tampa da bateria está faltando. Achei que meu futebol juvenil iria acabar assim, até que fui apresentado ao jogo "On the Stadium" por um amigo, há dois dias. Não levei isso a sério no início, pensando: “Essa é outra maneira de enganar as pessoas para que troquem skins?” Assim que entrei e vi o familiar esquema de cores com listras azuis e brancas e ouvi a música de fundo da guitarra elétrica de abertura, fiquei imediatamente chocado - não era esse o "verdadeiro jogo de futebol" com que sonhei em fitas piratas?
Aqui está o ponto chave: “Stadium” é realmente autorizado pela FIFPro. Messi, Cristiano Ronaldo, Mbappé, mais de 60 mil estrelas reais, dá até para ver claramente as tatuagens em seus rostos. Quando usei o Ronaldo para acertar uma bola de elevador fora da área, e a bola bateu na borda inferior da trave e acertou o gol, quase joguei o telefone na mão - sério, minha juventude parecia ter voltado! 🔥
O que é ainda mais surpreendente é que este jogo está atualmente na versão Festival da Primavera, que distribuirá estrelas lendárias quando estiver online. Desenhei o “Alien” Ronaldo! Ainda me lembro que nas fitas piratas eu usava o “R9” para matar todo mundo. Eu mudava a velocidade e fingia jogadas para passar toda a linha de defesa, derrubando até o goleiro, e depois mandava a bola para o gol vazio. Agora que posso operar novamente o passe do pêndulo de Ronaldo na tela do celular, para ser sincero, meus olhos estão um pouco quentes.
Além disso, este jogo não é o tipo de cenário onde você pode vencer puramente por criptônio. A sensação operacional é muito particular. Você mesmo tem que pesar a força do passe, puxar a linha sozinho e controlar manualmente a rotação da bola colocada - essa é a sensação familiar quando pressionamos o botão GBA até ouvir um som de "clique"! Você pode usar o joystick virtual para fazer bolas fritas ou deslizar a tela para acertar um voleio. Até mesmo a distância de deslizar a tela é tão difícil quanto empurrar o joystick antigamente.
Você quer me perguntar a diferença entre fitas cassete piratas e jogos para celular genuínos atuais? Sinto como se tivesse comprado um par de tênis "iguais ao Cristiano Ronaldo" em um mercado de pulgas e tinha bolhas nos pés, mas ainda estava feliz. Agora, “Stadium” oferece um par de Assassinos genuínos, mas você ainda sente falta daqueles sapatos descolados porque as solas estão manchadas com areia de playground e suor juvenil.
No entanto, posso dizer com orgulho agora: não preciso mais esconder cartuchos, não preciso ir à loja de jogos que foi demolida e não preciso suportar a tradução distorcida dos nomes dos jogadores. Liguei meu telefone e cliquei em “Estádio”. Aqueles anos de acréscimos, disputas de pênaltis e conexões fraternas... foram todos substituídos por uma pele mais clara, esperando que eu jogasse novamente.
Ronaldo está na mão e Melo também está aqui. A única coisa que falta é que meu melhor amigo que competiu comigo pelo controle naquela época está online. Se você já enfiou fitas piratas no fundo de sua mochila escolar, se já jogou com uma pequena lanterna na cama até as primeiras horas da manhã - por que não vir ao "Standard" para pegar um jogador lendário e vamos jogar outro jogo no campo verde? 🏆
De qualquer forma, é impossível eu dizer que acabei de marcar cinco gols em um único jogo com Ronaldo, e a comemoração ainda foi a clássica “mãos apontando para o céu” – uma homenagem à juventude e aos nossos anos de futebol pirata, mas extremamente real. ❤