Ainda me lembro dos dias em que me escondia na cama e jogava defesa de torre com a pequena luz da tela do PSP. Não houve heróis ou grandes movimentos naquela época. Acabei de colocar a torre no chão e observei as multidões matarem pessoas uma após a outra e me senti muito satisfeito. Mais tarde, "Defense Formation" no NDS me manteve jogando até de madrugada. A energia de pensar em “colocar uma torre de redução de velocidade aqui e uma torre de alto dano naquele canto” foi tão emocionante quanto quando eu estava jogando GBA secretamente e estudando movimentos de “Pokémon”.
Baixei acidentalmente "Tata Empire" há dois dias. Quando o CG de abertura foi lançado, fiquei atordoado por três segundos - essa imagem, meu Deus, comparada com a defesa de torre em mosaico do PSP daquela época, é simplesmente a lacuna entre o console de jogo Overlord e a Nintendo. 😭 O herói anda com muita calma e, quando amplia seus movimentos, a tela inteira brilha. Não posso deixar de suspirar, este é o rei da defesa de torre de 2021?
Mas, para ser sincero, para pessoas como eu, que vêm da era do pixel, o maior medo de jogar Tower Defense é que isso mude de sabor. Quando entrei no jogo pela primeira vez e vi a tela inteira do sistema de trajes, desenvolvimento de heróis e partidas de pico, senti um pouco no coração: este é outro reskin baseado em ouro de criptônio que está tentando vender a pele de outra pessoa? Como resultado, depois de começar, você descobrirá que a jogabilidade central da defesa da torre ainda é a mesma - monstros vêm de todas as interseções e você precisa contar suas moedas de ouro e tempo para decidir se deseja atualizar a torre para três níveis primeiro ou construir uma torre de redução adicional. Naquele momento, quase joguei fora os espetos que tinha na mão. Não é a mesma sensação de nervosismo que tive quando joguei "Defense Formation" no NDS a noite toda, pensando: "Vou levantar a torre depois de mais uma onda"?
Claro que a diferença é bem grande. No passado, ao jogar Tower Defense portátil, cada mapa tinha apenas alguns mapas e apenas alguns níveis eram quebrados. No entanto, os níveis aleatórios e os corredores intermináveis em “Tata Empire” são realmente a próxima onda. Vamos apenas falar sobre o Corredor Sem Fim. É realmente como “Se eu soubesse que essa onda de monstros era do tipo voador, não deveria ter empilhado todas as torres no chão”. Quando fui espancado a ponto de chorar por meu pai e minha mãe, de repente pensei nisso. Não é o mesmo que evoluir para a Caverna de Pedra sem trazer nenhuma unidade terrestre e ser forçado a retornar à aldeia para reabastecer minha saúde?
Existe também o sistema de mecanismo de terreno. Lembro que quando eu estava jogando havia uma fase em que o fogo cuspia no chão. Achei que fosse só para decoração, mas quando vi o monstro se aproximando com um escudo de madeira, o fogo jorrou e queimou todos até a morte. Dei um tapa na coxa e disse: "Tudo bem, meu velho, isso se chama estratégia!" É muito mais impressionante do que Plants vs. Zombies naquela época, quando eles ergueram uma parede de nozes.
A única coisa que não me satisfaz é que não tenho mais a pura sensação de conectar uma fita cassete e poder ligá-la a qualquer momento. Embora o Tata Empire agora tenha gráficos interessantes e efeitos de habilidade explosivos, os vários elementos do jogo para celular, como força física, logins, sindicatos e tarefas diárias, às vezes realmente fazem as pessoas sentirem vontade de trabalhar no jogo. Não pude deixar de sussurrar: Velhos amigos, vocês ainda se lembram de quando jogaram “Iron Crisis” que não precisavam cobrar 6 yuans para desbloquear os níveis ocultos? 🤣
Mas como posso dizer, os tempos estão avançando e a defesa da torre também deve acompanhar os tempos. Hoje em dia você pode comprar um Tata Empire onde quer que vá com seu celular. Isso por si só já é uma “ficção científica do futuro” com a qual eu nem poderia sonhar quando era criança. Aqueles monstros que chamamos de "Iron Rats" e que lutávamos no PSP naquela época agora são transformados em modelos 3D e pulam na tela, o que na verdade é bastante amigável. Como um jogador portátil de 40 anos que ainda se preocupa com o artesanato antigo, quero dizer o seguinte: os clássicos sempre serão clássicos, mas coisas novas podem realmente ficar no seu coração.
Juventude provavelmente significa encontrar seu eu adolescente jogando videogame secretamente tarde da noite em um novo jogo. 😌