Muitas pessoas pensam que o SLG não é um evento de e-sports, mas nos últimos anos, em campos de batalha que não sejam KPL e LPL, a natureza competitiva dos jogos de estratégia tem sido seriamente subestimada. Meu maior sentimento sobre “Galactic Battleship” é que ele não é como muitos “SLGs remodelados” no mercado. A estrutura básica de coleta de recursos e construção de base é sólida. Mais importante ainda, proporciona um espaço estratégico suficientemente profundo ao nível do “jogo de combate”.
Vamos falar primeiro sobre os tipos e formações de tropas. A diferença nos atributos dos diferentes navios do jogo é muito particular. A primeira fila pode sofrer danos, a última fila pode produzir e o tempo de liberação de habilidades de naves funcionais. Na verdade, isso é muito semelhante ao puxar e posicionar nas batalhas de equipes Moba. Eu costumava ler o relatório da batalha no fórum. A força de combate dos dois lados era praticamente a mesma. Eles dependiam da indução de movimento para puxar a formação, cortando a saída principal do oponente e derrotando diretamente os fortes com os fracos. Este tipo de espaço operacional raramente é visto no SLG tradicional.
Vamos falar sobre o ritmo operacional. Em relação ao equilíbrio entre controle de velocidade de expansão e pilhagem de recursos no jogo, olhei o registro de atualização de versão e senti que o planejamento estava realmente usando meu cérebro. Este jogo não é como alguns produtos, que podem ser derrotados com ouro criptônio sem pensar. Sua compreensão dos pontos de recursos do mapa, do tempo de atualização das veias minerais e até mesmo da observação do trabalho e do tempo de descanso do seu oponente podem se tornar a chave para a vitória. Desse ponto de vista, acho totalmente divertido fazer um jogo online, nada menos do que assistir a um BO5 que puxa a operação.
Claro, o jogo tem suas deficiências. A atual jogabilidade baseada na temporada ainda está em fase de polimento e os estilos de jogo tático de algumas ligas tornaram-se homogêneos. Mas pensando por outro ângulo, quanto mais vezes esse tipo de situação ocorre, mais testa a capacidade de adaptação do comandante à situação e seu senso de inovação. Recentemente, a nova versão foi atualizada. De acordo com o conteúdo, foram feitas uma série de melhorias nas fortificações defensivas. Essa mudança é muito interessante. Estima-se que isso trará alguns problemas para o lado ofensivo. O estilo de jogo convencional pode mudar no futuro.
Então se você me perguntar se esse jogo tem potencial competitivo, minha resposta é sim. Não só possui a estratégia macro do SLG, mas também dá aos jogadores espaço para operações detalhadas. Além disso, as atualizações de versão mantêm uma frequência relativamente saudável de ajustes de equilíbrio. Se uma liga formal puder ser organizada no futuro, com certeza estarei disposto a assisti-la e continuar a prestar atenção e analisá-la.