Para ser sincero, quando vi pela primeira vez o nome “Dance and Dance”, quase pensei que fosse um jogo de artes marciais para celular feito por algum garoto do ensino médio. Quando cliquei nele, vi que era um jogo de colocação de quadrilha, e “Tia é feroz, Tia é selvagem”. Fiquei muito feliz naquela época. Não vou me gabar disso, mas este jogo realmente tem uma qualidade cult. As figurinhas de papel torcem a cintura, fundem-se em tias, formam formações e dançam com a “Audição” na praça ao lado. Fiquei viciado só de jogar.
Mas enquanto eu jogava, muitos jogos antigos do passado de repente voltaram à minha mente. Principalmente esse tipo de jogabilidade “coletar + síntese + posicionamento”, há mais de dez anos, era um tesouro no Symbian. Lembro que naquela época ainda usava um Nokia N73. A tela era lamentavelmente pequena, mas eu ainda conseguia jogar “Farm Frenzy” ou “The Sims” o dia todo. Sem WiFi, demoraria muito para baixar alguns jogos MB usando tráfego GPRS, mas esse tipo de pura felicidade, pensando bem, vale uma fortuna.
O que me faz sentir familiarizado com “How to Dance” é que ele tem o “humor local” dos jogos da velha escola. Não lhe revela nenhuma grande visão do mundo, nem se envolve em guerra psicológica para tirar cartas para garantir o mínimo, simplesmente provoca você. Os personagens da Tia incluem "Square Dance King", "Grocery Shopping Forward" e "Fan Dance Master". Cada nome é mais alegre que o anterior. Quando sintetizada, existe uma palavra onomatopaica "duang", que é particularmente semelhante aos efeitos especiais simples, mas sinceros, dos jogos Java da época.
Algumas pessoas podem dizer: este jogo não é apenas um jogo de perseguidores de quadrilha? Mas acho raro ver alguém que consiga transformar seriamente um meme em um gameplay. Pense bem, esse grupo de tias dançarinas é particularmente parecido com os “NPCs” de nossos jogos? Eles são atualizados em um horário fixo todos os dias, aparecem em um local fixo, vêm com seu próprio BGM e são extremamente poderosos em combate – acho até que se fossem colocados em um RPG, estariam pelo menos no nível de monstro de elite. E "How to Dance" simplesmente os trata como protagonistas e permite que você os comande para dançar. Não é esse tipo de felicidade contrastante o tipo de “irregular” que nós, jogadores antigos, mais gostamos?
Vamos falar sobre nostalgia. No passado, quando jogávamos, onde estavam as estratégias, classificações e tarefas diárias? Só estou pensando nisso sozinho. O que mais me impressionou foi “Diamond Frenzy” no Symbian. A jogabilidade de empurrar caixas e coletar joias de uma perspectiva de cima para baixo me deu a sensação de estar jogando um jogo furtivo. Há também a série "Thunder and Lightning". Nos anos em que era possível operá-lo com uma mão no ônibus e esfregar os polegares para criar faíscas, as crianças de hoje talvez nunca tenham tocado em um teclado físico. Mas veja bem, os jogos para celular de hoje estão se tornando cada vez mais sofisticados e os gráficos são como filmes, mas muitas vezes não consigo encontrar a energia que tinha no passado para me divertir com uma tela de 2 polegadas por meio dia.
Portanto, “Dança e Dança”, para mim, é como um pedaço de mingau e um acompanhamento. Ele não busca nenhuma qualidade AAA, nem se preocupa com sua carteira (atualmente é gratuito e nem parece haver muitas compras no aplicativo). Ele apenas permite sintetizar várias tias em um tempo fragmentado, vê-las se contorcendo algumas vezes, depois você sorri, desliga o jogo e continua vivendo. Esse tipo de felicidade leve é precisamente a coisa mais luxuosa agora.
Não estou me gabando, mas se você é um jogador antigo da era Saipan ou simplesmente quer se divertir quando está estressado, é melhor tentar este “Jogo de Dança”. Pode não se tornar uma obra-prima em sua mente, mas com certeza irá lembrá-lo daqueles anos que passou agachado na cama e jogando secretamente no seu celular em um determinado momento.
O tempo voa tão rápido. Naquela época jogávamos Snake. As tias que dançam na praça agora também podem ter jogado Tetris quando eram jovens. Haha, pessoas talentosas surgiram de geração em geração, e cada uma lidera o caminho há centenas de anos. O que as tias competem é a dança, e o que nós, jogadores veteranos, competimos são os sentimentos. Isso é o suficiente. 😄