Ainda me lembro dos dias em que me escondia debaixo das cobertas e jogava secretamente jogos de pesca com um GBA. Naquela época, a tela era pequena e os pixels granulados, mas uma vara de pescar conseguia capturar a felicidade de uma infância inteira. Mais tarde, a PSP e a NDS acompanharam-me durante inúmeras noites, e a máquina de pescar no salão de jogos fez com que os meus amigos e eu nos agachássemos até as nossas pernas ficarem dormentes. Agora que estou trabalhando, só posso procurar no meu celular a sensação que tive naquela época. Inesperadamente, peguei um tesouro - “Nova Era da Pesca”!
Para ser sincero, fiquei um pouco confuso quando entrei no jogo pela primeira vez. Na cena panorâmica 3D do mar profundo, os peixes passam por você e até o reflexo das escamas pode ser visto claramente. Este ainda é o estilo bruto de pixel art do passado? É como estar num submarino pescando peixes! A equipe Yao Ji realmente trabalhou duro desta vez. Os efeitos de luz e sombra e as ondulações da água do mar são várias dimensões superiores à pesca arcade que tenho na memória. A operação é igualmente tranquila. Com um toque do dedo, a rede de pesca é jogada fora, e a sensação refrescante de apertá-la com um “pop” me lembra instantaneamente da emoção de atirar com o joystick no fliperama.
O que mais me surpreende é a taxa de explosão. No passado, quando eu estava pescando em um fliperama, observava um grande dragão dourado nadando. Mesmo se eu disparasse todas as balas, talvez não conseguisse pegá-lo. Eu ficaria com tanta raiva que tocaria na tela. Mas a taxa de explosão da “Nova Era da Pesca” é ridiculamente alta. Um polvo gigante explodiu poucos minutos após o jogo. Quando choveram moedas de ouro da tela, quase gritei! Essa empolgação é ainda maior do que a primeira vez que usei um emulador para limpar “Pokémon”. E o design das habilidades também é chocante o suficiente. O canhão laser e a corrente de relâmpagos fizeram toda a tela vibrar quando foram lançados. O impacto visual me trouxe de volta diretamente ao estado de entusiasmo de quando joguei “God of War” no PSP.
Claro que, como pessoa nostálgica, não posso deixar de comparar. A pesca arcade original focava em habilidades puras, mas a remasterização do jogo para celular mantém a jogabilidade central e adiciona um sistema de temporada e várias tarefas de conquista. Há novos objetivos todos os dias, para que você não fique entediado depois de apenas algumas rodadas, como antes. Embora algumas pessoas digam que há mais incentivos de ouro com criptônio, um grupo com zero criptônio como eu ainda pode obter muitas armas boas de graça, e é muito divertido desenvolvê-las lentamente.
Em última análise, este jogo parece-me uma versão topo de gama de um simulador de pesca portátil, que traz toda a sensação de arcade e jogabilidade clássica para um telemóvel, e adiciona um monte de extras. Juventude, não é isso? A concha foi reformada antigamente, mas o cerne ainda é a pura alegria que pode fazer as pessoas tocarem a noite toda. Se você é como eu e quer voltar a ter a sensação de estar agachado na sala do computador e se esconder debaixo das cobertas, baixe "New Era of Fishing" e experimente. De qualquer forma, é grátis, entre e pegue alguns, e você sentirá que “a juventude está de volta” ~ 🐟🎮