图片
Ainda me lembro dos meus tempos de colégio, escondido na cama com uma pequena luminária de mesa acesa, um GBA na mão e os pixelizados “Harvest Moon” e “Fire Emblem” na tela para me acompanhar por inúmeras noites. O que eu mais invejava naquela época era o jogo onde eu poderia “me tornar um imperador”. Infelizmente, todos os jogos no console portátil tratavam de cultivar e criar galinhas e liderar tropas para lutar. Quer experimentar as Setenta e Duas Concubinas nos Três Palácios e Seis Pátios? Só consigo pensar nisso secretamente em minha mente. Mais tarde, “Three Kingdoms” foi lançado para PSP, mas eu ainda o jogava como conselheiro militar, então como poderia realmente sentar-me no trono?
Até que me deparei com o “Plano de Crescimento do Imperador 2” em “Sete Dimensões do Altar” há alguns dias, meus alunos ficaram chocados – não era essa a peça que faltava no quebra-cabeça da minha juventude? ! 😭 Baixei e joguei a noite toda por três noites. Realmente, todos os jovens que nunca poderei recuperar estão de volta!
Vamos primeiro falar sobre se o sabor deste jogo está certo ou não. Você pode escolher os imperadores de todas as dinastias no início, de Qin Shihuang ao Imperador Kangxi, e pode até escolher o ano e o nome do país sozinho. Tirei diretamente o nome “Long Aotian” que dei ao protagonista de “Ranch Story” no GBA. Como resultado, o sistema me avisou que o ano "Aotian" é de azar... É tão engraçado que este jogo pode até curar a segunda doença. Governar o país, incluindo o recrutamento de ministros famosos, a realização de exames imperiais, a definição de impostos e a construção de infraestruturas, cada passo é como jogar "Sim City" no passado, mas com o sabor adicional de intriga palaciana. O principal é o sistema de harém! Você pode se casar com uma concubina, dar à luz um príncipe e formar um herdeiro. Para dar à luz um príncipe “perfeito”, li SL vinte vezes - essa obsessão é exatamente a mesma de quando joguei “Fire Emblem” no GBA e desenvolvi totalmente o personagem! 🔥
O que mais me impressiona é a comparação das réplicas. Os jogos estimulantes em consoles portáteis daquela época nada mais eram do que figuras pixeladas balançando a cabeça e textos aparecendo em caixas de diálogo, todos baseados em desempenhos baseados no cérebro. Embora "Emperor's Growth Plan 2" também seja 2D, os gráficos são excelentes, as opções de eventos são ridiculamente ricas e você pode até conduzir expedições militares e lutar com mapas desenhados à mão. O que é ainda mais surpreendente é o evento aleatório. Ontem, eu estava aprovando o memorial e de repente apareceu a mensagem "A homenagem ao BMW manchado de sangue das Regiões Ocidentais, aceite ou retire?" apareceu. Acenei "aceite", mas no dia seguinte a Rainha Mãe me deu um sermão por "perder a ambição brincando com as coisas" - isso não é mais interessante do que os NPCs do GBA que só falavam linhas fixas? 😆
Afinal, o que mais me impressiona neste jogo é a sua “liberdade”. Naquela época, eu estava tão preso à história do meu console portátil que nem conseguia pensar em ser bobo (em Harvest Moon, eu tinha que regá-lo todos os dias!). E agora? Posso ser um rei sábio, trabalhando horas extras todos os dias para aprovar erros, ou posso ser um covarde, gastando dinheiro do tesouro para construir um palácio e, finalmente, ser derrubado pelo exército rebelde - todas as conquistas desbloqueadas! Essa sensação de “você pode tocar o que quiser” era algo com que eu apenas sonhava naquela época! 💯
Se você é como eu e já sonhou em dominar o mundo com GBA/PSP/NDS, recomendo sinceramente que experimente o "Plano de Crescimento do Imperador 2". Não preciso me preocupar com dinheiro (pelo menos não tenho nenhum criptônio até agora). Quando deito na cama e ligo o celular, sonho com aqueles anos em que carreguei meu celular secretamente e fiquei acordado até tarde... Não vou mais falar sobre isso. Meu filho (no jogo) acaba de receber um relatório secreto de que quer usurpar o trono. Vou ensiná-lo como se comportar. A juventude passa rápido, mas o sonho de um imperador nunca acaba! 👑