图片
Para ser honesto, minha impressão anterior sobre o xadrez era que ele era tradicional e de ritmo lento, e não tinha nada a ver com esportes eletrônicos. Mas depois dessa atualização pensei bem e descobri que o oficial está realmente se esforçando no sentido da competição. Principalmente o modo “batalha aberta de xadrez”, meus queridos, essa não é a “caixa cega” do mundo do xadrez? Você nunca sabe qual é a carta fechada antes de as peças de xadrez serem viradas, e há muita sorte envolvida, mas depois que as peças de xadrez são viradas, como organizar e fazer escolhas são todos cálculos reais. O prazer e a competitividade provocados por esta incerteza são, na verdade, bastante semelhantes à lógica de design de elementos aleatórios nos jogos MOBA atuais.
Na verdade, meu foco está nos dois sistemas de "avaliação de habilidades no xadrez" e "classificação por tempo limitado". O maior impacto da atualização da versão no ambiente competitivo é que ela corta o nível dos jogadores em camadas mais detalhadas. No passado, todos jogavam xadrez apenas por diversão, e ganhar ou perder dependia do sentimento. Agora que existe um sistema de avaliação, cada partida de xadrez é pontuada por operações, o que obriga os jogadores a estudar rotinas de abertura, lutas no meio do jogo e fórmulas de final de jogo.
Vi alguém no fórum dizendo que por causa da nova classificação por tempo limitado, a alegria anterior de “pensar por três minutos para fazer uma boa jogada” desapareceu e foi substituída por um senso de urgência de “tomar uma decisão em 20 segundos”. Este é, na verdade, o preço que deve ser pago pela competitividade. Quem no campo de jogo lhe dá tanto tempo para pensar sobre isso? Quando uma batalha de equipe LPL começa, leva apenas alguns segundos para que a habilidade seja entregue. Se você tem a mente clara, mas não consegue acompanhar, ainda assim é em vão. O mesmo se aplica ao xadrez agora. As restrições de tempo dão a este jogo antigo a “opressão” dos e-sports.
No entanto, racionalmente falando, esta versão é mais tendenciosa para o "xadrez rápido" e as "variáveis", e pode não ser amigável com as escolas tradicionais de teoria do xadrez. O design do final físico é muito viciante para pessoas como eu, que gostam de estudar soluções. Parece a “análise do momento crítico” na análise pós-jogo. Cada etapa deve ser fechada logicamente e a taxa de tolerância a erros é extremamente baixa. Colocar esse tipo de conteúdo nas atualizações de versão, na verdade, expande o limite inferior do jogo para que os novatos também possam encontrar uma sensação de realização.
Mas tenho que ser justo. Embora o tabuleiro de xadrez tridimensional e a textura de madeira sejam lindamente feitos, a otimização da função de visualização e bate-papo é o ponto onde esta atualização realmente atende à atmosfera dos e-sports. Não é incomum ter um grande número de jogadores de xadrez online, mas poder ser um observador que analisa silenciosamente a situação durante uma partida é muito mais interessante do que jogar sozinho às cegas. Esta versão ajusta a distribuição do pool correspondente, o que me faz sentir que jogadores de diferentes níveis estão razoavelmente divididos. É difícil encontrar um jogo unilateral. Ambos os lados vão e voltam e a experiência realmente se tornou melhor.
O impacto das atualizações de versão no ambiente competitivo sempre foi uma faca de dois gumes. Algumas pessoas pensam que "revelar o xadrez" insulta o QI, e algumas pessoas pensam que a "classificação por tempo limitado" faz a pressão arterial das pessoas disparar. Mas é inegável que este ajuste tornou mais forte a incerteza e a profundidade do jogo. Do ponto de vista de assistir ao jogo, se no futuro houver um jogo real neste jogo, provavelmente será o tipo de duelo cheio de adrenalina, que pode não ser pior do que assistir jogadores profissionais jogando em equipe.
Enfim, meu estado atual é que quando jogo xadrez penso nisso com a sensação de rever o jogo, como “essa onda é uma derrota” e “esse movimento é tão defensivo”. A sensação de substituição é muito forte. Recomendado para todos os amigos que gostam de estudar táticas e sentem que jogos de pura operação não queimam o cérebro o suficiente. Se você tentar o modo "Revelar o Xadrez", saberá qual é a versão da resposta.