图片
Ainda me lembro de quando estava no ensino médio, economizei o dinheiro do café da manhã durante três meses para comprar um GBA de segunda mão. Escondi-o secretamente debaixo do travesseiro e tirei-o para brincar quando meus pais adormeceram. Não havia conceito de roguelike naquela época. Eu só sabia que poderia ganhar dinheiro jogando o mesmo jogo de maneiras diferentes. Joguei o jogo para celular "Home Guard" hoje e de repente tive aquela sensação de volta.
Para ser franco, este jogo é uma aventura combinada com tiro e pode ser operado com uma mão, mas se você realmente acha que é simples, você está errado. Eu tentei. Se você se mover levemente e puxar levemente os quadris, os monstros podem cercá-lo como um bolinho de arroz. Isso me lembra um certo jogo de tiro de cima para baixo que eu jogava no PSP naquela época. Ele também tinha essa virtude “fácil de assistir, mas você será torturado para começar”. Mas o que é ainda mais cruel em “Home Guard” é que tudo é aleatório! O mapa é aleatório, os monstros são aleatórios e a combinação de habilidades também é aleatória. Cada jogo é um novo mapa e as habilidades adquiridas são sempre diferentes. Isso não equivale a amplificar infinitamente a diversão de superar repetidamente os níveis dos jogos portáteis daquela época?
O que mais me surpreendeu foram os gráficos. Originalmente, pensei que os jogos para celular tratassem de poluição luminosa berrante, mas descobri que este jogo tem um estilo de selva mágica requintado, com vinhas verdes e manchas flutuantes de vaga-lumes, o que me lembra o frescor de certas cenas no NDS. Mas agora as telas dos telefones celulares são muito mais brilhantes do que as telas pequenas da época, e os efeitos de luz e sombra são muito mais delicados. É como substituir as imagens na memória por pacotes de textura de alta definição.
E o design da operação com uma mão é feito sob medida para jogadores experientes como nós, que “têm que esfregar duas vezes no metrô”. Naquela época, quando segurava um PSP com as duas mãos no ônibus, tinha que ter cuidado para evitar a tia que estava ao meu lado. Agora posso me movimentar enquanto tomo chá com leite com um dedo. Esta não é realmente uma pequena melhoria.
Comparado com o jogo portátil original, falta o ritual de inserir e desconectar cartuchos, mas tem mais surpresas aleatórias. Naquela época, quando jogava “Zelda”, sempre entrava na mesma sala com o mesmo layout. Agora, quando jogo “Homesteader”, cada vez que entro pela porta, é um mundo novo. Parece que comecei uma nova rodada de juventude e nunca sei quais habilidades mágicas irei adquirir no próximo nível.
A propósito, este jogo é gratuito e não há pop-ups de compra no aplicativo que me incomodem. Para mim, poder reviver a vontade de “jogar mais um jogo e depois dormir” a custo zero já é algo merecido. Quer você seja um jogador antigo ou novo, é recomendável tentar. Não se preocupe, essa onda de sentimentos não está perdida, minha juventude realmente voltou😭