Para ser honesto, já jogo jogos para celular há algum tempo. De "Snake" e "Sokoban" na era Saipan, a "Thunderbolt" e "Prince of Persia" na plataforma Java, e agora a várias obras-primas de alta definição, agora, depois de jogar até o fim, o sentimento mais profundo é - a terra dos jogos para celular está mudando muito rápido. No passado, era bom que todos pudessem segurar o celular e brincar até adormecer. Hoje em dia, eles estão constantemente lutando pela qualidade da imagem, jogabilidade e sistema Krypton Gold. Alguns jogos são mais complicados que os jogos para PC.
Para ser honesto, o atual mercado de jogos para celular está agitado, mas não há muitos jogos que as pessoas possam realmente jogar. É um processo completo de compra de cartas para ganhar dinheiro ou combate automático e desligamento para coletar comida. A jogabilidade está se tornando cada vez mais homogênea. Às vezes eu procuro na App Store e acho isso chato, então volto e jogo jogos antigos.
Mas recentemente me deparei com um que realmente me chamou a atenção, chamado “The Wolf Is Coming”. O nome é bastante simples, mas a jogabilidade é bastante interessante. Você interpreta um lobo e vive entre os lobos. Da exploração do mapa à caça e sobrevivência, ao desenvolvimento de habilidades e ao desbloqueio de skins, o caminho geral da simulação é uma simulação de desenvolvimento, mas não prescreve um beco sem saída para você. Você pode desenvolver seu personagem e atualizar suas habilidades como quiser, sem a pressão de “tarefas obrigatórias”.
Acho que esse tipo de conceito de design é bastante raro no atual círculo de jogos para celular. Muitos jogos hoje em dia gostam de empurrar os jogadores para frente e dar tarefas uma por uma, com medo de que você pare. Mas "Hungry Wolf" não faz isso. É mais como dar a você uma caixa de areia para explorar e experimentar por conta própria, especialmente no modo de caça, percorrendo o mapa para encontrar presas, de ratos e coelhos a raposas e guaxinins, e desafiando objetivos de nível superior passo a passo. A imersão trazida por esse tipo de liberdade é mais sincera do que muitos jogos sob a bandeira do “mundo aberto”.
Falando nisso, podemos realmente ver uma direção no desenvolvimento de jogos para celular nos últimos anos – os jogadores começaram a valorizar mais a “escolha”. No passado, todos gostavam da experiência refrescante do estilo fast-food, mas agora cada vez mais jogadores querem ter seu próprio ritmo e caminho no jogo. A chave para saber se um jogo pode manter as pessoas jogando é quanto espaço ele oferece aos jogadores. Acho que “The Wolf Is Coming” capta muito bem essa necessidade.
Além disso, este jogo segue o caminho livre, não se envolve nessas rotinas sofisticadas de recarga e usa o tempo para crescer. Isso é considerado uma lufada de ar fresco hoje. Pensando naqueles jogos independentes que joguei na era Symbian, também tive uma sensação pura. Não havia tantas vinculações e pagamentos, e a questão era se o jogo em si era divertido ou não.
Claro, o jogo tem suas falhas. Por exemplo, a textura da imagem é mais clara e a profundidade pode ser ainda mais polida. No entanto, como um jogo para celular doméstico original que pode atingir esse nível, acho que merece elogios.
Ao longo dos anos, vendo jogos para celular se transformarem de entretenimento fragmentado em uma categoria de entretenimento completa, fico bastante emocionado. No passado, jogávamos para “ter algo para fazer”, mas agora jogar é mais como “ir para outro mundo para viver”. Como posso dizer que “The Wolf is Coming” pode ter esse tipo de consciência, o que me deixa, um jogador antigo, um pouco aliviado. 😌
Espero que os jogos domésticos para celular sempre possam ter um trabalho tão sincero e nem sempre façam os jogadores escolherem entre “fígado duro” e “criptônio forte”. Ser capaz de falar através de suas obras é a verdadeira maneira de sobreviver no longo prazo. 🕹️