Quando abri "Elf Baby" pela primeira vez, fiquei chocado por um momento. Droga, esse estilo de pintura e essa sensação de cura realmente quebraram minha defesa. Não penso nas moedas de ouro e nos diamantes ilimitados que tínhamos naquela época. Levei dois meses de mesada para economizar um cartucho e tive que ir secretamente ao fliperama para trocá-lo. Hoje em dia, as crianças podem jogar esse tipo de jogo de criação de elfos com um telefone celular. É tão feliz que dá vontade de chorar.
Para ser franco, este jogo trata de incubar, fundir e evoluir elfos, além de plantar flores e grama para construir um jardim. Parece simples, mas quando você começa você percebe o quão profundo é o poço. Se você não prestar atenção à ordem de fusão entre os elfos, é fácil alimentar os elfos raros com lixo. É como quando troquei cartas de Yu-Gi-Oh por tiras quentes.
Mas você tem que dizer que este jogo tem aquela sensação antiga. Hoje em dia, os jogos para celular envolvem tirar cartas de ouro criptônio e, se você não conseguir retirar as mercadorias após dez sorteios consecutivos, será forçado a desistir. Este jogo é ótimo, é totalmente gratuito e depende apenas de você. Lembro-me de quando jogávamos “Pokémon”, não dependíamos de um Charmander para ganhar o campeonato? As crianças de hoje podem não entender esse sentimento de realização, mas jogadores antigos como eu entendem isso assim que começo.
O que mais me surpreendeu foi o seu sistema de fusão. Você pode fundir diferentes elfos para criar novas variedades, mas não é uma fusão aleatória, você tem que usar seu cérebro. Isso me lembra o sistema de cooperação de monstros em “Dragon Quest” quando eu joguei. Naquela época não existiam smartphones e dependíamos da compra de revistas para ler os guias. Agora, qualquer busca na Internet só mostrará guias. Os tempos realmente mudaram.
O jogo também adiciona uma jogabilidade de jardim de cura, onde você pode desbloquear novas áreas removendo maldições e plantando plantas. Para ser sincero, eu, um homem de 35 anos, estou impressionado com a fofura dessas flores e gramíneas rosa. Quando minha esposa me viu jogando, ela riu de mim e disse: cadê o durão que jogava “World of Warcraft” naquela época? Pensei comigo mesmo, isso não é ótimo? Ao longo dos anos, o jogo mudou gradualmente de jogar e matar para curar e cultivar, o que mostra que a estética de todos está melhorando e que nossa geração tem que acompanhar os tempos.
O que há de mais cuidadoso neste jogo é o seu mecanismo de exploração. Ao passear pelo mapa, você sempre encontrará algumas surpresas escondidas, ou misteriosos ovos de elfo, ou tarefas de desafio lendárias. Isso me lembra a sensação de exploração que senti quando joguei “The Legend of Zelda” antes. Naquela época, não havia marcadores de mapa. Era tudo uma questão de memorizar a rota na minha cabeça. Se eu desse errado, eu faria GG. Embora os jogos de hoje sejam mais convenientes, a alegria da exploração é ainda mais preciosa.
Dá-me vontade de dar a Amway àqueles jovens que gritam o dia todo sobre a falta de jogos. Talvez você não saiba que muitos dos jogos para celular que você joga agora evoluíram pouco a pouco a partir dos jogos de pixel que tínhamos naquela época. Embora os gráficos tenham melhorado e a jogabilidade tenha se tornado mais complexa, a alegria de coletar, cultivar e explorar não mudou em nada.
Ok, continuarei removendo o fígado e evoluindo meu elfo. Este jogo é realmente viciante. Estou jogando desde manhã e meu telefone está quase sem bateria, mas não consigo parar de jogar. Acho que naquela época podíamos jogar a noite toda no Xiaobawang, mas agora não podemos mudar esse problema com os smartphones. Talvez esse seja o destino dos gamers, haha.