Irmãos, quando vi o jogo “Pixel Expedition” hoje, de repente me senti um pouco desconfortável. Para ser honesto, jogo jogos para celular há mais de dez anos. Do estilo pixel "Snake" no Nokia N73 ao posterior "Urban Skyscraper" e à primeira versão de "Time Hunters" que estava surgindo no Android, testemunhei as mudanças nesta indústria de pixels para alta definição e agora para várias obras-primas 3D. Mas não sei por quê. Hoje em dia, os gráficos estão cada vez mais sofisticados e a jogabilidade cada vez mais complexa. Pelo contrário, é raro encontrar esse tipo de felicidade pura.
Mas o jogo "Pixel Expedition" me fez encontrar algo antigo. 🤔
Vamos falar sobre os gráficos primeiro. O estilo pixel pode ser considerado retrô pelos jovens hoje em dia, mas para os nossos jogadores mais antigos, isso não é nada retrô, é juventude. Qual RPG no Symbian daquela época não tinha esse tipo de vilão em mosaico? Naquela época a memória era pequena e a tela pequena, mas ainda jogávamos o tempo todo, esquecendo de comer e dormir, nos escondendo do professor na cama, gerando monstros e subindo de nível. Agora, vendo essa granulação familiar, para ser sincero, meu nariz está um pouco dolorido.
Vamos falar sobre a jogabilidade, coloque no AFK. Estou realmente com o coração partido agora. Tenho trinta anos e estou ocupado com o trabalho e a família. Como ainda ter tempo de me agachar em frente ao computador e formar uma equipe para adquirir equipamentos como antes? Neste jogo você pode jogar sozinho apenas clicando no herói. Diamantes e moedas de ouro podem ser trocados gratuitamente. Ocasionalmente, você pode acessar a Internet para coletar comida e ver que o personagem ficou um pouco mais forte. Esse sentimento é realmente prático. Não vou me gabar disso, mas esse design é muito amigável para pessoas com deficiência de meia-idade como nós.
O recrutamento de heróis dos cinco campos do jogo me lembra dos dias em que montei a escalação de personagens em “Time Hunters”. Naquela época, para desenhar um personagem raro, eu poderia economizar moedas de jogo para um mês e trabalhar todos os dias, apenas pelo som dourado quando desenhava dez caracteres consecutivos. O mesmo acontece agora em “Pixel Expedition”. Existem heróis de cinco campos principais, que podem ser atualizados e combinados com uma escalação. Embora seja simples dizer, o sentimento de realização que você desenvolve não mudou.
Além disso, estou muito familiarizado com a configuração de equipamentos explosivos ao lutar contra o BOSS. Eu costumava jogar "Box Breaker" e "Heaven and Earth" no Symbian. A coisa mais feliz foi matar um chefe no final de um nível depois de passar muito tempo, largar uma arma laranja e me gabar disso para meus colegas por uma semana. Embora a jogabilidade de desafiar o BOSS neste jogo não seja detalhada, acho que é a mesma. 📱
O desenvolvedor, Nanjing Moye Network, tem um nome muito cavalheiresco. O modo de carregamento é 0, o que significa que é gratuito, o que também é muito cuidadoso. Hoje em dia, muitos jogos não podem ser jogados sem o ouro criptônio. Este permite que as pessoas relaxem e se aposentem. Mesmo que haja algumas compras no aplicativo e possam ser acumuladas ao longo do tempo, não sinto que seja uma perda.
Por fim, gostaria de dizer algumas palavras sobre a nostalgia. Já joguei muitos clássicos no passado, como o enredo de “Legend of Sword and Fairy”, o BGM de “Final Fantasy” e a coleção de “Pocket Monsters”. Cada um deles é um tempo que não pode ser retomado. Mas “Pixel Expedition” me fez descobrir que algumas coisas não mudaram. Os pixels ainda são os mesmos pixels, e a expedição ainda é a mesma expedição, mas passamos de um garoto bobo a um trabalhador de escritório. Também é bom poder recuperar um pouco da teimosia que tinha naqueles tempos em que podia trabalhar a noite toda no telemóvel por um conjunto de equipamentos.
Ok, chega de divagações, o jogo foi baixado. Vou desligar o telefone e ouvir os familiares efeitos sonoros de pixel para ver se consigo sonhar com aquela época em que me escondia embaixo da mesa e brincava com meu celular ao meio-dia. 😌