Não há necessidade de se gabar, esta versão 6.3 tem alguma coisa. Os nomes dos novos cartões laranja Cavaliers da Seleção Nacional de Futebol e Shishi da Seleção Nacional de Futebol parecem engraçados, mas sua praticidade não pode ser dita. O sistema de cartão vermelho é uma morte sentimental para jogadores antigos. O vilão, o idiota e o selvagem Tokoku Shinnosuke são rostos familiares nos desenhos animados da época. Agora eles estão de volta na forma de cartões vermelhos. É realmente como se reunir com velhos amigos.
Na verdade, depois de falar sobre isso, não posso deixar de falar sobre a situação atual da indústria de jogos para celular. Você já percebeu que o mercado de jogos mobile nos últimos dois anos foi dividido em dois extremos: de um lado estão obras-primas de mundo aberto que custam centenas de milhões em pesquisa e desenvolvimento e são bombardeadas com vídeos promocionais todos os dias; do outro lado estão IPs clássicos como “My Name is MT” que têm uma longa história e são lentamente atualizados e mantidos por ondas de jogadores antigos. Quanto a qual modo é melhor, eu, como alguém que joga jogos para celular há mais de dez anos, não sei dizer.
Mas uma coisa é certa: os jogadores de hoje estão ficando cada vez mais espertos, e jogos simples de mudança de aparência e jogos de compra por volume não podem mais enganar as pessoas. Pelo contrário, este tipo de trabalho com herança IP e conexão emocional pode reter as pessoas, independentemente de os gráficos serem de primeira linha ou de a jogabilidade ser a mais inovadora. Assim como “Meu nome é MT”, você acha que é complicado de operar? Não é complicado. A imagem é deslumbrante? Nem conta. Mas tem aquele tipo de magia que faz as pessoas quererem ficar online e conferir de vez em quando.
Também estudei o sistema de ativação de runas e descobri alguns truques novos. No passado, os jogos de cartas tratavam simplesmente de acumular poder de combate, mas agora eles se concentram na combinação e na profundidade estratégica. Acho que o responsável tem vindo a ajustar o equilíbrio, o que é digno de elogio. Para ser sincero, muitos jogos sofrem com a expansão numérica. O facto de poderem continuar a ajustar-se com moderação mostra que a equipa do projecto ainda compreende os pensamentos dos jogadores.
Novos métodos de jogo, como Guild Star e Lucky Star, também permitem que jogadores antigos como eu encontrem a sensação de um terreno baldio pioneiro com meus irmãos. Lembro-me de quando joguei MT pela primeira vez, todas as pessoas da guilda eram casadas e estavam começando negócios. Ocasionalmente, eu entrava na Internet e via alguns nomes familiares. Esse sentimento foi muito precioso.
Não estou dizendo que seja ruim, mas se um novo jogador entrar no jogo agora, ele pode achar que os gráficos do jogo não estão na moda o suficiente e os efeitos especiais não são explosivos o suficiente. Mas para o nosso grupo de jogadores antigos, a chamada tendência dos jogos para celular, para ser franco, é se podemos realmente acompanhar as pessoas durante um período de tempo. A arte pode ser substituída e o motor pode ser atualizado, mas as coisas que se resolveram por trás da “escolha de 100 milhões de jogadores” não podem ser medidas com dados.
Por fim, para ser sincero, nesta era do fast food, é raro ter um jogo que dê vontade de voltar e assistir. Quanto ao que é tendência e o que não é tendência, basta brincar e valorizar. 😌