Como editor de jogos, geralmente gosto de colocar fones de ouvido ao escrever artigos e deixar o som original do jogo me acompanhar enquanto digito no teclado. A música de alguns jogos pode lembrar as pessoas de uma determinada cena ou momento apenas por ouvi-la, e pode até deixar os olhos das pessoas vermelhos inexplicavelmente.
Hoje quero falar com vocês sobre algumas trilhas sonoras de jogos que me marcaram particularmente profundamente, especialmente um jogo indie que joguei recentemente. Sua trilha sonora combinou perfeitamente com o enredo.
Será que você ainda se lembra do jogo meme "Jelly Beans Must Die" que era muito popular há dois anos? Embora o nome pareça uma paródia, se você realmente tocá-lo, descobrirá que se trata, na verdade, de um trabalho meditativo voltado para o enredo.
A história conta a história de um trabalhador de escritório comum chamado Timmy, cuja vida é a mesma rotina de levantar, ir para o trabalho, fazer horas extras, sair do trabalho e ir para a cama. Não houve altos e baixos e nem muitos pontos memoráveis. Parecia que tudo o que restava na vida era trabalho. Até que um dia ele encontrou o Soul Reaper no elevador, e a outra pessoa lhe disse calmamente: Você ainda tem 15 horas de vida.
A melhor parte é que Timmy não entrou em pânico nem desmaiou ao ouvir a notícia. Ele apenas disse levemente que queria ir para casa, dormir na cama e sair em silêncio.
Quando eu estava jogando, a música de fundo vinda dos meus fones de ouvido tornou toda a experiência diferente. O tom do piano com uma sensação de alienação, misturado com a vaga atmosfera eletrônica, desencadeia perfeitamente o vazio interior e o entorpecimento de Timmy diante da vida. O produtor realmente entende o que é “narrativa sonora”. Não há um longo diálogo, e apenas contando com a progressão da melodia e da emoção, pode-se vivenciar a jornada mental do protagonista do entorpecimento ao alívio.
A plataforma do jogo em si é o sistema 5.0, e o desenvolvedor é Weihu Network de Xiamen. O método de jogo grátis também permite que mais jogadores experimentem este trabalho sincero sem nenhum fardo.
Para ser sincero, jogos como este são raros entre os jogos independentes. Não sensacionaliza deliberadamente, mas usa uma perspectiva quase indiferente para discutir o sentido da vida, da existência e do cotidiano. Juntamente com a trilha sonora, você não consegue evitar ficar atordoado por um longo tempo depois de jogar, imaginando se você se tornou como Timmy.
Se você também é uma pessoa que gosta de encontrar ressonância emocional nos jogos, recomendo fortemente que coloque fones de ouvido, apague as luzes da sala e experimente tudo em silêncio. A música é a melhor companheira de viagem neste jogo, ela o levará aos momentos finais de Timmy.
Eu me pergunto que outras trilhas sonoras de jogos você jogou que deixaram uma impressão duradoura em você? Sinta-se à vontade para compartilhar comigo na área de comentários e vou tentar! A propósito, também farei uma análise complementar “daquelas trilhas sonoras de jogos indie subestimadas”. Você tem algum que gostaria de recomendar? 😄