Ainda me lembro de quando estava no ensino médio, economizei o dinheiro do café da manhã de um mês e comprei secretamente uma fita cassete da versão D de “Resident Evil 2”. Escondido na cama à noite, usando a telinha do GBA sem luz de fundo, ouvindo o leve rugido dos zumbis nos fones de ouvido, minhas palmas estavam suadas. Esse tipo de tensão deixa meu couro cabeludo dormente, mesmo quando penso nisso. Mais tarde, joguei “Silent Hill” no PSP por três dias e três noites. Quando a bateria acabou, conectei o carregador e continuei jogando.
Então, quando um amigo me deu o "Survivor" da Amway, fiquei um pouco desdenhoso. Jogo para celular? Réplica? Pode ter o mesmo sabor interno de antes?
Ficou tão delicioso. 😅
Para ser sincero, o que mais me surpreende neste jogo é a sensação de desespero de “viver o momento”. Não há enredo principal, nem herói para salvar o mundo, você é apenas uma pessoa comum vasculhando as latas de lixo nas ruínas do cerco zumbi. Os suprimentos são atualizados aleatoriamente e os zumbis aparecem aleatoriamente. Você pode pegar uma pistola no próximo segundo ou pode esbarrar em um grupo de zumbis na esquina. Esse tipo de incerteza faz meu coração bater mais rápido do que aqueles jogos clássicos de zumbis com scripts fixos da época.
Em comparação, a geração mais antiga de jogos de zumbis parece mais um filme de terror bem coreografado. O enredo, os níveis e as batalhas contra chefes são todos bem desenhados. Se você morrer e tentar novamente, você sempre poderá passar de nível tentando mais algumas vezes. Mas “Survivor” é diferente, é mais como uma caixa de areia viva. O beco onde você se esconde hoje pode se tornar uma pilha de zumbis amanhã. A casa segura onde você escondeu os suprimentos da última vez pode ser exposta devido a um encontro com um NPC. Não há sensação de segurança e estamos sempre lutando pela sobrevivência. Esse tipo de realidade não pode ser dado por imagens pixelizadas daquela época.
Mas ainda devo dizer que o ritmo narrativo cinematográfico dos jogos antigos ainda é incomparável aos jogos móveis modernos. Lembro-me da animação CG em frente à porta em “Resident Evil”, que aliada à vibração da maçaneta preenchia diretamente o ambiente. Embora os gráficos dos jogos de hoje sejam mais refinados e as operações mais suaves, ainda parece que falta um senso de ritual. Ainda sinto falta do período do GBA, quando a tela estava cinza e eu não conseguia ver a imagem com clareza, então tive que confiar no meu cérebro para compensar. 😂
Claro, este jogo tem suas deficiências. Jogar no modo livre pode ficar um pouco repetitivo depois de muito tempo, e é um pouco difícil clicar quando a tela é pequena, mas é muito mais confortável jogar no modo controlador. E como um jogo gratuito, estou muito emocionado por poder experimentar essa intensa e emocionante sensação de sobrevivência no meu celular.
Depois de jogar a noite toda, fui trabalhar no dia seguinte com olheiras, ainda pensando em como evitar o ponto de desova dos zumbis. Atordoado, parecia que eu estava de volta ao ensino médio naquele verão, quando me escondi debaixo das cobertas e fiquei acordado a noite toda. A juventude está realmente de volta. 🎒
Resumindo, quer você seja um velho que aderiu ao GBA e ao PSP como eu, ou um novo jogador que está começando a jogar jogos para celular agora, recomendo que você experimente. Pode não ser tão refinado quanto a obra-prima clássica, mas usa outra maneira de permitir que você experimente novamente a pulsação da sobrevivência no apocalipse.