图片
Ainda me lembro que, naquela época, um cassete GBA genuíno custava várias centenas de yuans. Como nós, estudantes, poderíamos pagar por isso? Na barraca na esquina do pequeno mercado de commodities, o proprietário tirou misteriosamente fitas cassete coloridas da caixa de ferro, que custavam dez yuans cada. A capa era um adesivo impresso por uma gráfica, e alguns até tinham seus nomes impressos tortos. Mas aquelas fitas piratas encheram toda a nossa juventude.
Sentado na varanda hoje, cliquei casualmente em “Três Espadachins” no meu telefone e de repente me lembrei dos dias em que jogava RPGs de artes marciais. Naquela época, a bateria do cassete desaparecia quando ficava sem carga, mas ainda podíamos atualizar um movimento repetidamente durante uma tarde inteira. A qualidade da imagem da versão móvel atual é muito boa, os efeitos de luz e sombra são tão deslumbrantes, a cena no topo do Monte Huashan parece um filme e há montagens dominadoras e pingentes brilhantes. Mas não sei porquê, sempre sinto que falta alguma coisa.
Provavelmente porque falta o senso de ritual de inserir a fita, ouvir o som “ding” para iniciar a música e depois segurar a alça, mesmo que a tela congele, é preciso soprar pacientemente o dedo dourado da fita. Agora, ao clicar no aplicativo, ele salva automaticamente na nuvem, e você não precisa mais se preocupar com perda de bateria. No entanto, a sensação de brincar secretamente com uma lanterna debaixo das cobertas até as duas horas, e discutir a trama oculta com colegas de classe como códigos secretos no dia seguinte, parece que nunca vou recuperá-la.
Mas, para ser honesto, o sabor Jianghu em “Os Três Espadachins” ainda está lá. A trama do confronto entre o bem e o mal me lembrou de quando eu tocava fitas cassete piratas. Devido à confusão na tradução, confundi os “cavaleiros” com “cegos” e apenas ri e brinquei o dia todo. A versão atual tem um enredo bem mais completo e linhas suaves, mas ainda sinto falta daqueles tempos em que havia muitos erros de digitação mas cheios de imaginação.
A juventude está de volta, na tela do celular, no mundo das artes marciais chamado “Três Espadachins”. Embora nunca possamos voltar à época de comprar fitas cassete com dez dólares em mãos, é bom poder ver a sombra daqueles anos nesta telinha. Jianghu ainda é o mesmo Jianghu, mas nós, jogadores antigos, deixamos de ser crianças carregando dispositivos portáteis para jogar em segredo, para adultos que baixam a cabeça e relembram no trajeto😌
Você ainda se lembra do primeiro jogo cassete pirata que você comprou? Vamos conversar na seção de comentários e me dizer que não sou o único que sente tanta falta do passado ~