Para ser sincero, quando vi o nome “Hulai Three Kingdoms 2”, fiquei chocado por um tempo. Hu Lai Três Reinos, isso foi em 2010. Eu ainda estava na faculdade naquela época. Quatro pessoas no dormitório estavam amontoadas em frente a um laptop, revezando-se para coletar comida, recrutar tropas e atacar a cidade, apenas para liderar a classificação no dormitório ao lado. Lembro-me que naquela época os jogos na web tinham acabado de se tornar populares e havia muitas coisas como roubo de comida e vagas de estacionamento, mas o que realmente me manteve acordado até tarde foi o jogo Hu Lai Three Kingdoms.
A jogabilidade naquela época era bastante simples agora, apenas plantando bandeiras para ocupar terras, recrutando generais e atualizando edifícios, mas a sensação de operar lentamente e ficar mais forte aos poucos era particularmente viciante. O que mais me impressionou foi que, para reunir os cinco generais tigres, passei um mês inteiro recrutando, atualizando inúmeras vezes todos os dias, e finalmente Zhao Yun pulou da cama naquele dia e quase assustou os irmãos no beliche de cima. Pensando nisso agora parece um pouco bobo, mas aqueles dias foram muito felizes.
Então, quando vi que a equipe original da Hu Lai Games fez "Hu Lai Three Kingdoms 2" e o aperfeiçoou por três anos antes de ser lançado, para ser honesto, fiquei um pouco ansioso por isso. Depois de jogar alguns dias, sinto que o sabor antigo ainda está lá. A jogabilidade clássica, como plantar bandeiras, atrair a cidade e comandantes militares, foi mantida e os sentimentos ainda estão presentes. Mas o que eu não esperava era que esta sequência realmente não descansasse sobre os louros em termos de jogabilidade. Adicionou um mapa macro com milhares de pessoas na mesma tela. Ao lutar contra uma cidade, a tela inteira ficava cheia de equipes correndo. A cena foi realmente um pouco chocante e inúmeras vezes melhor do que os mesquinhos gráficos dos jogos da web do ano.
Há outro detalhe que devo elogiar, que é o posicionamento preciso de longitude e latitude, e as guildas disputando território no mapa real. Este design é bastante interessante e faz com que um jogador antigo como eu se sinta um pouco renovado. O sistema de voz pode ser comum para os jovens de hoje, mas para pessoas como eu, que jogaram na era Saipan, eu costumava pressionar as teclas uma por uma usando o Jiugongge para digitar. Agora posso falar diretamente e comandar o cerco. Esta experiência é realmente como outro mundo. 😭
Mas, para ser honesto, este jogo tem suas deficiências. O ritmo nos estágios iniciais é um pouco lento e o guia para iniciantes pode ser um pouco informativo para quem nunca jogou o jogo anterior. Abordei um colega e ele estava basicamente em um estado de "quem sou eu e onde estou" durante a primeira meia hora. Mas felizmente, passada esta fase, o sentido de gestão estratégica regressou.
O que eu particularmente gosto neste jogo é que ele não aumenta a distância entre jogadores veteranos e novos jogadores. Você pode ingressar diretamente na aliança logo após registrar o nível 1, o que antes era inimaginável. Naquela época, quando estabelecemos uma aliança, precisávamos desenvolvê-la lentamente. Agora, quando novos membros ingressam, eles sentem um sentimento de pertencimento. Acho que essa mudança foi feita com cuidado.
Aliás, quando estava jogando esse jogo, procurei a situação atual da empresa Hu Lai Games e descobri que eles vêm fazendo jogos mobile com a temática dos Três Reinos ao longo dos anos e são bastante dedicados. Embora a competição no mercado de jogos para celular seja acirrada agora e várias obras-primas estejam surgindo uma após a outra, ainda é digno de respeito o fato de ter conseguido persistir na categoria Estratégia dos Três Reinos por tantos anos. Pelo menos é muito mais confiável do que aquelas empresas que apenas mudam de aparência e dizem que é um jogo novo.
Se você já jogou jogos na web naquela época ou gosta de jogos de estratégia para celular, mas não encontrou um que se adapte ao seu gosto, você pode tentar isto. Não estou me gabando, mas nesta era de jogos de fast-food voando por todo lado, é muito raro encontrar um jogo que queira se acalmar e jogar a estratégia dos Três Reinos.
Ok, é uma hora da manhã. Acabei de criar uma conta no novo servidor e joguei até não conseguir mais parar de jogar. Este jogo realmente mata o tempo. Caros fãs dos Três Reinos, nos vemos no jogo. 🔥