图片
Ainda me lembro daqueles anos em que me escondia na cama e tocava “Ace Attorney” no GBA até meia-noite. Mais tarde, quando fui para a faculdade, “God of Pop” no PSP me acompanhou em inúmeras noites sem luzes. A sensação envolvente de clicar nos pixels e resolver os quebra-cabeças ainda aquece meu coração quando penso nisso agora. Inesperadamente, cliquei aleatoriamente em “Vestido de noiva de papel 4 Red Silk Tangle” no meu celular há dois dias e realmente senti o mesmo tremor e batimento cardíaco.
Deixe-me fazer uma digressão primeiro: os emuladores para telefones celulares são realmente bons agora. "Meu menino!" e "PPSSPP" estão sempre no meu celular, e não deixei para trás os jogos antigos de GBA e PSP. Adicionar um filtro à tela trará a sensação granulada de volta ao milênio. Se você quiser jogar no NDS, vá para Drastic. A operação da tela de toque é mais suave do que a máquina real daquela época. Esses simuladores são gratuitos e fáceis de usar e são um tesouro para uma pessoa nostálgica como eu. Porém, foi justamente por estar mergulhado no simulador todos os dias que quase perdi o novo jogo nacional “Paper Wedding Dress 4”.
De volta ao jogo. Originalmente fui lá por causa das quatro palavras “horror chinês”, mas depois de jogar percebi que o sabor é autêntico demais. Seda vermelha, vestido de noiva, estatuetas de papel, casamento fantasma... cada quadro revela a melancolia dos antigos costumes populares. Mas o que realmente me chamou a atenção foi o design do quebra-cabeça. Muitos mecanismos e pistas devem ser combinados com os detalhes da cena e reexaminados. A sensação de “parado por meia hora e de repente uma ideia bate na minha coxa” é exatamente a mesma de quando joguei jogos de quebra-cabeça GBA. O que é ainda mais raro é que a trama continua torturando você – entre humanos e fantasmas, ficção e realidade estão interligadas, em quem você pode acreditar? Joguei o segundo capítulo e minhas costas estavam geladas, mas simplesmente não conseguia desligar o telefone.
Claro, como jogador antigo, não posso deixar de comparar. As aventuras de texto no GBA naquela época dependiam inteiramente de um monte de caixas de diálogo e imagens estáticas para criar uma sensação de horror; enquanto “Paper Wedding Dress 4” tem uma cena totalmente dinâmica, completa com efeitos sonoros e movimentos de câmera, que preenche diretamente a atmosfera de terror. Mas as coisas subjacentes não mudaram – a tensão de ser levado passo a passo a uma armadilha e ser dilacerado pela verdade ainda é uma receita familiar. Só que agora não há necessidade de inserir o cassete ou esperar o carregamento. Com apenas um clique, você pode entrar no mundo sombrio envolto em fios vermelhos. Em transe, você sente que sua juventude está de volta.
Se você é como eu e tem vários emuladores em seu telefone, mas quer tentar algo novo, então definitivamente vale a pena tentar "Vestido de noiva de papel 4 Red Silk Tangle". Não é um remake, nem exige que você o abrace através de um filtro nostálgico. É um bom jogo por si só que pode fazer você esquecer o tempo. Joguei até as duas da manhã por três noites consecutivas e minha esposa quase confiscou meu telefone😅.
Por fim, deixe-me dizer algo baixinho: use fones de ouvido e apague as luzes durante a reprodução, o efeito será duplicado. Mas para quem é tímido é recomendado brincar durante o dia, senão vai pensar no fio vermelho quando for ao banheiro à noite...sabe. 📱👻