图片
Ainda me lembro das noites em que era estudante, me escondendo debaixo das cobertas e jogando Basketball Manager com o GBA. A satisfação de descobrir monstros sozinho, organizar tropas e observar jovens jogadores se transformarem em superestrelas passo a passo não pode ser proporcionada pelos jogos para celular atuais com pontos vermelhos, barras de resistência e síntese de fragmentos na tela. Até recentemente, eu descobri essa pura paixão juvenil em um jogo chamado "Basketball Manager".
Este jogo realmente não é nada chato. Não há limitações físicas, nem fragmentos de jogadores, nem sistemas de equipamentos bagunçados. Você é um puro gerente de equipe, recrutando jogadores a partir de relatórios de olheiros, ensinando-os de acordo com suas aptidões no campo de treinamento e aperfeiçoando esses garotos para que eles sejam o que você deseja que eles sejam. Se você vir sua altura e braços longos, pratique a defesa; se você notar seu toque suave, use táticas de três pontos; se você encontrar alguém com um QI alto, basta jogar um pick-and-roll perto dele. Cada vez que vejo o novato que treinei pessoalmente fazer um passe maravilhoso em uma rodada crítica, quase quebro a tela do meu telefone – não é essa a experiência de gerente perfeita que eu fantasiava no GBA naquela época?
O que mais me surpreendeu foi o seu motor de jogo. Não é o tipo de transmissão ao vivo de texto onde você pode ver proporções numéricas, mas você pode realmente ver os movimentos dos jogadores na quadra, incluindo pick-and-roll, avanços e cortes aéreos. Cada escolha tática tem feedback real. Se você configurar uma zona de defesa, a linha externa do adversário será oprimida; se você organizar partidas individuais, terá que ter cuidado com a formação de equipes duplas do oponente. A sensação de desenhar no quadro tático me traz de volta a juventude.
Para ser honesto, se você está acostumado a jogar os atuais jogos para celular com desenho de cartas que mudam de pele e de repente se depara com esse tipo de jogo de gerenciamento que depende puramente do seu cérebro, é como encontrar um PSP 90% novo no mercado de pulgas, e você está cheio de emoções. Quer você seja um torcedor antigo ou um jogador de longa data, se sente falta da sensação sólida de estar no controle de tudo e de desenvolver jogadores lentamente, experimente este "Gerente de Basquete". Não é chamado de simulador, mas quando eu jogo, me sinto melhor do que qualquer simulador - ei, era assim naquela época. 😭