Mas já que estamos aqui, vamos falar sobre jogos independentes e jogos online.
Sério, o que é mais fascinante para um jogador autônomo antigo como eu? É aquela sensação de “o mundo existe por minha causa”. Abra “Civilization” ou “Age of Empires”, ouça a música de fundo e observe o pequeno mapa iluminar-se aos poucos. O processo é como escrever seu próprio livro de história. Não há ninguém gritando em seu ouvido: “Estamos atacando a cidade, irmãos, entrem em linha”, e não há tarefas baseadas em tempo para todos abrirem nos servidores. O ritmo está completamente sob seu controle. Você pode cultivar quando quiser, explodir quando quiser. Quando estiver cansado, salve o jogo e vá dormir, e continue lutando amanhã. Esse tipo de tranquilidade e sensação de controle nunca podem ser proporcionados pelos jogos online.
Mas jogos online para celular como “Império Romano” são exatamente o oposto. Considera “dez mil pessoas na mesma tela” e “batalha em tempo real” como seus maiores argumentos de venda e fala sobre entusiasmo, colaboração e fraternidade. Para ser honesto, não há pecado original nesta jogabilidade em si e sua existência é razoável. Se você aceitar pescar no posto de trabalho, gritar algumas vezes com o exército e ordenar que seus companheiros de equipe flanqueiem a forragem do inimigo, será realmente como comandar milhares de soldados. Mas por trás desse sentimento de alegria, muitas vezes há coisas absurdas como “não há força física suficiente para esperar pela recuperação”, “privilégios VIP esmagando pessoas comuns”, “perder atividades e ficar para trás”.
Eu verifiquei e descobri que este jogo está rotulado como "Modo Pago 0", o que significa que é gratuito para download, o que é um grande elogio. Mas todo mundo que já jogou jogos para celular grátis conhece as armadilhas disso - você precisa pagar tempo ou dinheiro.
Mas não podemos matá-lo com um golpe. O tema nostálgico “Age of Empires” deste jogo é realmente impressionante, e a jogabilidade de combinação de formações e cerco de cidades e territórios também é bastante estratégica. Além disso, faz muita lógica de desenvolvimento para que você possa atualizá-lo com um clique. O ponto “a qualquer hora e em qualquer lugar” é verdadeiro e é adequado para jogar em tempo fragmentado.
Meu ponto de vista é simples: se você é um jogador antigo que deseja encontrar uma sequência espiritual para recriar o Internet Cafe Red Alert e o Empire Time, você deve voltar e jogar a versão original no PC. Esse é o verdadeiro império. Mas se você não rejeita o ecossistema de jogos online e está disposto a encontrar organizações na agitação do campo de batalha, então “Império Romano” é um jogo para celular gratuito que pode ser usado como passatempo no banheiro de deslocamento, então você pode experimentá-lo.
Os jogos independentes são para beber chá e os jogos online são para beber. Um sabor, uma atmosfera. Cada um tem seus próprios benefícios, mas não beba todos juntos, pois é fácil ficar viciado. 😌
Por fim, quando vejo fabricantes nacionais trabalhando nesse tipo de tema, ainda espero que eles consigam levar sua “estratégia” ao extremo e não acabem virando um simulador de criptônio ouro. Afinal, as palavras “estratégia final” são fáceis de escrever na introdução, mas difíceis de implementar no jogo. Agora, este jogo ainda é novo. Vou jogar por alguns dias e ver. Se virar a rotina de fazer fila para conseguir diamantes e passes mensais para conseguir skins, vou me virar e fugir sem piedade.
Afinal, sou um caçador solo. Você só pode saber quem é o melhor e quem é o bosta depois de jogar. 🔫