Vamos falar sobre o contexto primeiro. Posso me considerar um jogador veterano, comecei a mexer com jogos de celular na era do Symbian, desde a versão Java de Tianlong Babu, Xianjian Qixia Zhuan, até a onda de jogos móveis que veio depois, basicamente joguei de tudo. Nos últimos anos, o mercado de jogos para celular muda muito rápido, os gráficos ficam cada vez mais exuberantes, mas a jogabilidade se torna cada vez mais repetitiva, frequentemente envolvendo sorteios de cartas, microtransações e missões diárias completas; para ser honesto, estou realmente um pouco cansado disso.
Mas o jogo 'Xia Yi 2' me fez recuperar um pouco da sensação de jogar jogos de PC naquela época.
Primeiro, o que mais me atrai neste jogo é seu sistema de comércio livre. Sem exageros nem críticas, hoje em dia não há muitos jogos móveis no mercado que ainda permitam o comércio totalmente aberto entre jogadores; a maioria limita a negociação, vincula itens ou vende materiais na loja oficial. Este jogo é diferente, os equipamentos podem ser comprados e vendidos livremente, e os materiais, esquemas e montarias que você encontra podem ser trocados diretamente com outros jogadores por dinheiro. Os equipamentos ainda mantêm seu valor, o que é muito importante: o tempo que você investe em farmar ou cuidar dos equipamentos não se desvaloriza da noite para o dia com atualizações, o que é realmente amigável para jogadores gratuitos.
Falando sobre o sistema de combate deste jogo. MMORPG de RPG em tempo real, sem aqueles combates automáticos extravagantes; você precisa controlar manualmente a movimentação e usar habilidades, exigindo julgamento de timing. Dois grandes campos e oito seitas, cada uma com suas características: algumas focam em ataque corpo a corpo explosivo, outras em controle à distância, outras em cura e suporte, e cada seita ainda tem combinações de habilidades únicas. Na primeira vez que fui lutar na guerra de seitas com pessoal da minha guilda, todos formando equipes e gritando slogans enquanto avançávamos pelos portões da cidade, realmente senti como se estivesse de volta àquele tempo no cibercafé lutando na guerra de guildas com meus irmãos.
O jogo também possui um sistema de evolução de montarias muito completo, o que é bastante humanizado. Não se trata apenas de aumento de atributos, o mais importante é o design de 'partilhar a montaria com alguém bonito'. Lembro que, nas lendas populares sobre o mundo das artes marciais, está escrito 'partilhar a montaria com alguém bonito e vagar livremente pelo mundo'. Na prática, você pode montar um cavalo com um amigo ou com alguém que tenha afinidade, e quando você corre pelo mapa, dá uma sensação de filme de artes marciais. Depois que a montaria é evoluída, sua aparência também muda; algumas montarias, quando sofrem mutações, ficam particularmente impressionantes, e se você parar com ela na cidade principal, a atenção que atrai é garantida.
Ah, e também há o campo de batalha entre servidores. Embora esse modo de jogo agora esteja presente em muitos jogos, o campo de batalha entre servidores de 'Xia Yi 2' — Batalha de Xiangyang — realmente exige trabalho em equipe. É totalmente diferente de lutar e matar no seu próprio servidor normalmente. No campo de batalha entre servidores, você encontra os melhores jogadores de outros servidores, e precisa coordenar posições com seus companheiros, concentrar ataques, proteger a retaguarda, disputar classes e recursos — um passo em falso pode virar o jogo. Após uma partida, a sensação de tensão com as mãos suando me faz, como um velho, reviver aquelas noites sem dormir nos dormitórios da universidade.
Por fim, vamos falar sobre o estilo visual. Para ser honesto, o estilo gráfico deste jogo não é particularmente impressionante, não é como aqueles grandes títulos 3D com modelagem em ultra alta definição, mas o ponto forte é que o estilo artístico tem muito do charme das artes marciais chinesas, e o design dos cenários não é desconexo; montanhas, cidades e áreas selvagens têm aquele sentimento tradicional e pitoresco do mundo das artes marciais. Além disso, a otimização é boa, jogar no celular não esquenta o aparelho e a taxa de quadros é relativamente estável, o que merece um elogio.
O modelo de cobrança indica 0, ou seja, é um jogo gratuito. Certamente há uma loja com compras dentro do jogo, isso é padrão para jogos online chineses, mas pelo que eu realmente experimentei, jogadores que não gastam dinheiro ou gastam pouco podem jogar normalmente, desde que se dediquem. O mecanismo de comércio livre aqui desempenha um papel importante: você pode vender os equipamentos e recursos que obtém para os jogadores ricos e usar a moeda que ganha para comprar o que necessita, formando um ciclo virtuoso. Não é como alguns jogos, onde sem gastar dinheiro você não consegue nem completar as tarefas diárias.
No geral, 'Xia Yi 2' é um jogo de artes marciais para celular que me trouxe algumas surpresas. Para ser honesto, eu originalmente não tinha grandes expectativas para um jogo com um nome tão antigo, mas depois de jogar, percebi que a equipe de desenvolvimento realmente se dedicou a criar o conteúdo, trazendo de certa forma a sensação de Jianghu e a amizade entre irmãos dos jogos para PC da época para os celulares.
Não digo que seja perfeito, mas se você quer encontrar um jogo para celular em que possa jogar com amigos, lutar, conquistar territórios e ainda ganhar dinheiro para sustentar sua conta, e se você gosta daquela atmosfera de artes marciais de justiça e vingança, então 'Xia Yi 2' definitivamente vale a pena experimentar.
Não vou mais falar, minha gangue tem uma guerra de cerco hoje à noite às oito, eu preciso me preparar para a batalha, quando eu voltar depois de vencer, atualizo o relatório de batalha!
Em uma frase: o mundo ainda não está distante, os irmãos ainda estão aqui, empunhem a espada e venham lutar, pessoal! 😎👊