图片
Pessoal, aí vou eu. Hoje não vou falar sobre aquelas obras-primas 3A ou sobre o mundo aberto. Só vou falar sobre um joguinho que tenho jogado muito no meu celular ultimamente chamado “Only One Door”. O nome parece bastante misterioso, mas na verdade a jogabilidade é muito simples, basta clicar e pular, passar por uma porta, continuar pulando e continuar passando pela porta.
Não subestime porque é simples. O estilo de jogo é 2D e simples, com cores vivas mas nada chamativas, assim como o ambiente caloroso e aconchegante dos desenhos animados que assistia quando era criança. Minha filha estava me observando jogar e disse que o jogo do papai era muito fofo. Eu disse que não é isso, é muito mais confortável do que aqueles jogos chiques que você joga. Ele permite que você se concentre na porta sem distrações, assim como quando ficamos agachados em frente à máquina vermelha e branca a tarde toda só para pular um buraco.
Dito isto, devo dizer algumas palavras de emoção. Pense naquela época, não existiam smartphones naquela época, com o que estávamos brincando? É como "Contra" onde você tem 30 vidas e ainda precisa subir, descer, esquerda, esquerda e direita até BABA. É como "MapleStory", onde você pula de um penhasco e cai para a morte 80 vezes. Os jogos daquela época eram tão difíceis que dava vontade de quebrar o controle, mas era justamente pela dificuldade que a sensação emocionante ao passar de nível fazia você pular. Agora, para "Only One Door", o limite de operação é tão baixo quanto o da casa da minha avó, e até meus pais podem tocá-lo, mas não é isento de desafios - a posição da porta se torna cada vez mais complicada quanto mais você avança, mais lento o ritmo se torna, e ainda estou com pressa depois de tocá-la.
Vocês, jovens, talvez não saibam que esse tipo de jogo “clique para pular”, na verdade, teve sua origem há muito tempo. Lembro que naquela época existia um jogo chamado "Doodle Jump". Ainda era a era da Nokia, e nós apenas enfiávamos os dedos na telinha, pulamos e pulamos, e não conseguíamos parar. Seguindo em frente, existe também o “Little Bee”, que não conta como salto, mas a sensação de subir um nível após o outro é a mesma do atual “Only One Door”. Para ser franco, um jogo divertido nunca precisa ser repleto de gráficos e efeitos especiais. Ele só precisa capturar o impulso de “coordenação olho-mão” e “fazer de novo”.
O desenvolvedor deste jogo é Hainan Star Jump Technology Co., Ltd., o nome é bastante literário, certo? A cobrança ainda é 0, é totalmente gratuita e não há pop-ups que custem dinheiro, o que eu gosto. Hoje em dia existem muitos jogos para celular que podem ser baixados gratuitamente, mas estão cheios de propagandas e entradas de recarga, o que é bastante chato. Essa “Só Uma Porta” é como um copo de água fria, simples e limpo, adequado para você jogar duas brincadeiras quando está agachado na cova, duas brincadeiras enquanto espera o ônibus, duas brincadeiras na hora do almoço para pescar, e assim que você aproveitar o tempo livre, a felicidade virá.
Por fim, gostaria de resumir os sentimentos dos jogadores veteranos: Este jogo é como colocar a pureza dos consoles vermelhos e brancos de então na portabilidade dos telefones celulares de hoje. Não há enredo complicado, nem efeitos de luz interessantes, apenas uma porta. Se você pular, ainda há uma porta atrás da porta, mas você aproveita. Assim como jogamos há tantos anos, qual é a imagem? Não é a teimosia de “tentar de novo” e a alegria depois de “passar”? Acho que naquela época éramos teimosos diante de um monitor enorme sentado em frente à TV, mas agora somos teimosos na cama olhando para nossos celulares. Os tempos mudaram, mas a felicidade não mudou.
Ok, sem mais delongas, quem tiver interesse pode experimentar. Android e Apple deveriam tê-lo. A plataforma é 5.0. De qualquer forma, novos telefones podem executá-lo. Se você já jogou, volte e vamos conversar sobre em qual porta você está preso. Atualmente estou preso no nível 60. Qualquer um que passar deve me contar o segredo. Não esconda isso! 😄