图片
Ainda me lembro daquele verão, me escondendo na cama e abrindo secretamente o GBA. No momento em que a tela foi ligada, as cigarras de todo o beco ficaram em silêncio. Naquela época, não existiam jogos para celular tão sofisticados como agora. Um jogo de pôquer estilo pixel poderia me manter jogando até o amanhecer. Hoje em dia os telemóveis estão repletos de várias reproduções em alta definição, mas sinto sempre que falta alguma coisa.
Até conhecer Shencheng Landlord, ei, aquele antigo sabor de Xangai foi realmente criado por ele. 😭
Vamos falar sobre os gráficos primeiro. Nos jogos portáteis anteriores, as cartas de pôquer eram apenas alguns blocos coloridos e as cartas eram jogadas inteiramente pelo cérebro. Agora, este jogo fornece diretamente uma batalha 3D em tempo real. A mesa de jogo ainda tem o fundo Shikumen, como um beco de Xangai. O sol brilha obliquamente na parede. Por um instante, você sente que voltou ao pátio da casa da sua avó quando era criança. Para ser sincero, quando o abri pela primeira vez, quase pensei que estava a sonhar - isto não é uma réplica, é uma memória movida diretamente para o telemóvel!
E existem regras, esse é o ponto. Hoje em dia, muitos jogos para celular do Landlord tratam de curingas, duplicação e duplicação, o que é muito sofisticado. Estas não são as regras que nós, xangaienses, praticamos desde que éramos jovens. Shencheng Landlords usa o estilo de jogo local mais autêntico de Xangai, incluindo caminhos grandes e estranhos, jogo claro e misto e regras claras. Até mesmo a ênfase da população local em “apostar no grande e apostar no pequeno” foi mantida. Um jogador experiente como eu pode dizer à primeira vista que este é um jogo feito por uma pessoa experiente.
Em termos de operação, o joystick do PSP naquela época deixava meus polegares dormentes, mas agora posso simplesmente clicar no celular para jogar cartas, o que é muito tranquilo. Mas ainda sinto falta do som de “clique” das teclas, então às vezes ligo os efeitos sonoros e ouço simular a reverberação das teclas mecânicas. Haha, essa é minha pequena persistência. 🎧
O que mais me impressionou foi a atmosfera social. No passado, quando jogava jogos portáteis, eu jogava sozinho e, no máximo, trocava fitas cassete com meus colegas na mesma mesa. Agora você pode combinar diretamente pessoas reais em proprietários de Xangai. Shanghaineses de todo o mundo se reúnem e conversam em dialeto enquanto jogam cartas. A intimidade de “jogar cartas em um beco enquanto aproveita a brisa fresca” é realmente incrível. Acabei de jogar ontem e um tio na minha frente disse: "Você sempre pode acertar um taco depois de jogar cartas." Eu ri alto na hora - a juventude está de volta, não só nos jogos, mas também no toque humano fumegante.
É claro que não estou dizendo que as reproduções modernas sejam ruins. Shanghai Landlords é um exemplo de “fazer uma boa réplica”. Isso me deixa, um velho teimoso, disposto a largar o emulador de GBA e virar a cabeça para jogar um jogo sério de xadrez e cartas para celular. Ele não possui aquelas rotinas sofisticadas de recarga, o download é gratuito, você pode reproduzi-lo imediatamente e o tráfego é impressionantemente baixo. Para um viajante de metrô como eu, posso conseguir dois nas horas vagas, o que é muito conveniente.
Se você é como eu, já viveu na era dos dispositivos portáteis e está um pouco decepcionado com os jogos para celular atuais, é melhor tentar Shencheng Landlords. Pode não ter a emoção de “jogar secretamente nas costas dos adultos” como o GBA naquela época, mas nos devolveu a cultura da mesa de jogo que está nos corações do povo de Xangai. 🎲
Povo de Xangai, unam-se para lutar contra os proprietários! Vamos bater um bom papo. De qualquer forma, minha juventude está de volta. ✨