图片
Deixe-me primeiro afirmar que sou o tipo de jogador autônomo que fica irritado ao ver os prompts de pontos vermelhos e fica com dor de cabeça ao ver as tarefas. Sorteio de carta dourada de Krypton? Fugir. Socialização forçada? Até a próxima. Então, quando um amigo me pediu para experimentar este jogo "Puramente Gratuito" chamado "National Chess", minha primeira reação foi zombar - outra coisa, tentar enganar os downloads sob o pretexto de sentimento.
Quando entrei, pensei, ah, eles realmente não me cobraram um centavo e nem se preocuparam em encher o pacote de presentes. Dê um joinha primeiro.
Mas o que mais me impressionou não foi o fato de ser gratuito, mas sim o fato de me fazer pensar novamente em “jogos independentes versus jogos online”. Você disse que um jogo como o xadrez é essencialmente sobre pessoas usando seus cérebros uns contra os outros, mas no passado, o que jogávamos em barracas de beira de estrada e em mesas de pedra em parques era chamado de “xadrez autônomo” – cara a cara, sem pontos, sem classificações. Se você perder, você perde, e se ganhar, você sorrirá. Esse tipo de luta pura é algo que muitos jogos online agora não podem oferecer.
Por que? Porque os jogos online de hoje adoram “recompensar” você demais. Se você ganhar um jogo, receberá um baú do tesouro e, se perder um jogo, receberá um prêmio de consolação. Mesmo ao jogar xadrez, você precisa ter um sistema de poder de combate e uma skin para adicionar atributos. Isto é ultrajante. O charme do xadrez não é o prazer momentâneo de ter dezesseis homens de cada lado, primeiro o vermelho e depois o preto, e usar suas próprias habilidades para matar o oponente, restando apenas um veterano? Existem tantos sinos e assobios que não é tão bom quanto tentar descobrir o caminho no tabuleiro de xadrez com espadas e armas reais.
O "Xadrez Nacional" entende isso claramente. A avaliação de habilidades no xadrez é um modelo de nivelamento honesto. Se você não for bom o suficiente, você será descartado. Não pense em comprar uma classificação com ouro criptônio. A classificação por tempo limitado é bastante próxima da ferocidade de “perder e recomeçar” do single player, mas é substituída pela correspondência com pessoas reais. Adoro mais o jogo de xadrez às cegas, a incerteza de virar as peças de xadrez, principalmente como antes jogar xadrez às cegas com o velho do vizinho, é emocionante.
O final do jogo físico é um pouco como um jogo independente - você recebe um final do jogo e não precisa depender do tempo para concluí-lo. Você só pode resolvê-lo confiando nas habilidades do final do jogo. Levei 20 minutos para me livrar de uma “carruagem e cavalo estavam frios”, e a sensação não foi menos satisfatória do que apenas terminar um jogo para um jogador. Basicamente, não jogo com amigos, nem assisto e converso, mas não importa se isso existe. De qualquer forma, isso não obriga você a entrar em uma guilda ou pedir ajuda. Isso é mais limpo do que 90% dos “jogos de xadrez e cartas online” do mercado.
Afinal, qual a diferença entre a experiência dos jogos autônomos e dos jogos online? Muitas pessoas pensam que é “Existe uma pessoa real brincando com você?”, mas eu não acho que seja. Em jogos single-player, você compete com o próprio jogo. Se você perder, só poderá culpar a si mesmo. Se você vencer, é tudo culpa sua. Mas nos jogos online de hoje, se você perder, você culpa seus companheiros de equipe, o mecanismo de correspondência e o oponente por cobrar dinheiro. O xadrez é exatamente esse caso especial - é naturalmente adequado para competir com outros, mas não sofre de "criação". Você cobra 10.000 yuans, mas seu cavalo ainda se moverá e seu canhão ainda o atingirá à distância. Esta é a força final do xadrez.
O "Xadrez Nacional" mantém muito bem essa resistência. Pagamento zero, zero sorteio de cartas, permitem que você coloque todos os seus pensamentos no tabuleiro de xadrez. Embora seja um jogo online, permite-me recuperar um pouco da sensação de solidez que tinha quando era criança, segurando um tabuleiro de xadrez de madeira e esfregando as peças de xadrez com as mãos.
Claro, não é isento de falhas. A interface às vezes fica lenta e anúncios aparecem de vez em quando, o que me dá vontade de repreender vocês, mas quem faz isso de graça tem que comer, então eu entendo. Contanto que não produza uma “peça de xadrez dourada +10 de poder de ataque”.
Uma palavra final: se você quiser jogar um verdadeiro confronto de mestres, vá jogar xadrez; se você quiser jogar jogos numericamente esmagadores, vá para o jogo Krypton gold na web. O negócio do xadrez sempre pertence ao cérebro, não à carteira. Eu vou manter esse jogo. 👍