Irmãos, hoje quero falar sobre algo que talvez não tenha muito a ver com os MOBA ou FPS que normalmente discutimos. Recentemente, não tenho parado de assistir aos playoffs do KPL, com todos aqueles nerfs e buffs de heróis, a resposta do meta mudando de uma vez para outra; às vezes realmente parece que um único patch pode fazer um time T0 se tornar T2 da noite para o dia. Mas nos últimos dois dias eu acidentalmente baixei um jogo chamado 'Eu Não Sou Sudoku', originalmente queria apenas relaxar a mente, mas jogando percebi de repente que este jogo entende o 'balanceamento de versão' de maneira ainda mais profunda do que alguns jogos competitivos.
Não riam, me escutem.
Este jogo, para ser honesto, é um jogo de lógica de preencher quadrados para restaurar pixel art. As regras são fixas: os números à esquerda e no topo são pistas, e você precisa deduzir quais quadrados preencher com cor e quais deixar em branco. Mas o interessante é que suas 'atualizações de versão' não mudam os valores dos heróis, e sim o design da lógica dos níveis. Por exemplo, nas versões iniciais, as pistas eram todas continuidade de raciocínio direto, você podia preencher tudo passo a passo, como um tutorial para iniciantes.
Mas com a evolução das versões para a fase intermediária e final, os níveis começaram a ficar mais traiçoeiros. Pode parecer que ele te dá uma pista simétrica, mas na prática a solução é distorcida; ou então aparecem contradições entre linhas e colunas, e você precisa fazer uma suposição, levar até o fim, perceber que está errado e voltar para refazer. Esse processo é muito parecido com quando analiso as decisões dos jogadores em competições — às vezes você vê uma luta em equipe sendo destruída, mas na verdade não é problema de execução, é que o pensamento em certo nível estava errado: um passo errado leva a tudo errado.
Então você está dizendo que este jogo tem 'competitividade'? Do lado de fora, parece apenas um jogo de quebra-cabeça para um jogador, sem adversários, sem ranqueamento. Mas do lado de dentro, cada fase é um jogo de estratégia entre você e o designer das fases, e as atualizações de versão são o designer ajustando constantemente os tipos de 'armadilhas' que ele criou para você.
Eu pensei cuidadosamente, e o 'update' deste jogo é realmente impressionante em dois aspectos:
Primeiro, ele não oferece patches numéricos. Ao contrário de um certo herói que foi ajustado de 10% de dano para 8%, causando um grande impacto na experiência do jogador. A chamada "atualização" do Sudoku é aumentar os níveis e dimensões do raciocínio, fazendo com que sua "reserva tática" mental acompanhe. Você não pode simplesmente usar as soluções automáticas da versão anterior, é necessário entender as novas regras; é como se um herói forte fosse alterado em uma atualização e você tivesse que treinar um novo sistema.
Em segundo lugar, ele respeita extremamente a "experiência de jogo". Eu fiquei preso em uma fase por muito tempo, mas cada vez que eu errava, podia perceber claramente em qual passo meu pensamento ficou rígido, sem sentir que o jogo estava "me punindo". Por outro lado, em alguns jogos, atualizações enfraquecem tudo de forma geral, e o jogador nem sabe onde errou, sentindo apenas uma frustração numérica, o que é muito chato.
Hoje muitas pessoas dizem que 'Eu Não Sou Sudoku' é um jogo casual, mas, na minha visão como observador de eSports, cada partida é uma 'simulação de microjogos'. Você usa pistas conhecidas para encontrar a única solução da casa desconhecida, como os jogadores profissionais usam a visão do mapa para prever os movimentos do jungler adversário; a cadeia de lógica precisa ser totalmente à prova de falhas. Além disso, o jogo tem mais de 1000 níveis, o conteúdo da versão é fixo, mas toda vez que você joga novamente, se tiver sorte consegue ver o caminho ideal de imediato, e se tiver azar, procura a entrada por um bom tempo e ainda corre o risco de se perder no meio do caminho. Essa 'flutuação de estado' não lembra muito as variações na performance dos jogadores?
Voltando ao assunto, na verdade, o que os jogadores mais temem em uma atualização de jogo? Temem que as mudanças divisem a comunidade de jogadores antigos e que jogadores novos tenham medo de entrar. 'Eu não sou Sudoku' é esperto, ele nunca corta o conhecimento que você já tem, apenas aumenta a complexidade dos problemas, então os jogadores antigos enfrentam novos desafios e os novos jogadores não desistem ao enfrentar os primeiros níveis. Esse ritmo de 'atualização suave', sinceramente, pergunte aos designers de jogos competitivos: será que podem parar de assustar as pessoas com números e usar fases e lógica para nos guiar na evolução?
Claro, dito isso, como um jogador mais visual, eu realmente gosto bastante do estilo de arte em pixels dele. Resolver uma imagem inteira dá uma sensação de grande realização, como assistir a uma incrível virada em uma partida. Não vou me alongar, irmãos interessados podem tentar, ver se a 'interpretação de versão' do próprio puzzle consegue acompanhar o raciocínio. De qualquer forma, já coloquei minha mente em paz, é como fazer uma revisão tática diária para o cérebro. 😏
Aliás, este jogo é gratuito, a desenvolvedora realmente não tem medo de os jogadores aproveitarem de graça, eles realmente entenderam bem o posicionamento.