A juventude está de volta! Você se lembra de “Zombie Crisis” no GBA naquela época? Os adesivos da fita estavam todos desbotados e o título ainda estava escrito à mão "Dead Rising 2". Ele congelaria no meio do jogo. Encontrei este jogo "Stay Alive" na loja de aplicativos móveis hoje, e ele instantaneamente me levou de volta àquela noite em que eu estava agachado na cama, ouvindo o som da fita cassete lendo com medo.
Ainda me lembro que o bug mais irritante nas fitas cassete piratas daquela época era o bug do "loop infinito" - eu claramente esvaziei o último prédio de suprimentos, mas acabei sendo mordido até a morte por zumbis quando saí pela porta, e então recomecei do ponto de salvamento. Naquela época, eu não sabia muito sobre atualização de mapas, então pensei que o cartucho estava quebrado e explodiu no slot do cartão por meia hora. Agora veja "Permaneça Vivo". Bom rapaz, se você pesquisar em todo o mapa da cidade, poderá encontrar latas, garrafas de água e até uma chave de fenda enferrujada no prédio. Se a fita cassete pudesse fazer isso naquela época, eu poderia me gabar por um ano!
Mas para ser sincero, jogar “Stay Alive” no celular ainda é um pouco “aclimatado”. No passado, quando o GBA tinha uma tela pequena, meu coração quase saltava do peito quando zumbis surgiam dos cantos da tela. Agora que a tela do celular está maior, acho que os movimentos dos zumbis estão um pouco “suaves”? Existe também o sistema de mochila. Naquela época, você poderia colocar 99 adereços no cassete pirata sem itens com excesso de peso. A capacidade teve que ser planejada célula por célula. Cada vez que eu via que a mochila estava cheia e só podia jogar remédios, ficava tão ansioso que batia nas coxas - mas aí pensei, não era essa a “verdadeira sobrevivência” que sempre fazíamos naquela época? Naquela época, não existia tal emaranhamento nas fitas. Isso foi feito puramente com base na imprudência do "estilo Contra".
O que mais me irrita é que não há entrada para gastar dinheiro no “Stay Alive”, nem mesmo botão de recarga. Naquela época, quando eu comprava fitas piratas, meu chefe me deu uma caixa de plástico com o desenho “Dragon Ball” impresso. Agora que penso nisso, isso pode ser “pagar por sentimentos” 😂. Mas dito isto, o ritmo do jogo de revistar a casa durante o dia e vigiar a casa à noite lembra-me os dias em que me escondia debaixo da colcha com o meu GBA nas mãos, com medo de ser descoberto pelos meus pais sob luz forte. Naquela época, fiquei até preocupado em salvar arquivos, com medo de que os registros desaparecessem quando a bateria acabasse. Agora que o celular salva automaticamente na nuvem, falta o sentido do ritual de “arriscar a vida”.
De qualquer forma, recomendo “Stay Alive” para aqueles velhos amigos que ainda se lembram da era das fitas piratas. Naquela época, podíamos ficar acordados a noite toda jogando "Super Mosaic", mas agora os gráficos do jogo são tão detalhados que você pode ver as manchas de sangue no peito dos zumbis, e você também pode construir armas e casas seguras. A única desvantagem é que você terá que retornar ao mundo real quando o telefone ficar sem bateria. Nossa, isso é ainda mais desconfortável do que quando a bateria do cassete acabou😭.