Vamos falar primeiro sobre a juventude de nós, antigos jogadores portáteis. Ainda me lembro do GBA que joguei secretamente debaixo da minha mesa naquela época e do PSP que comprei depois de meio ano de frugalidade. Naquela época, não havia tantos jogos para celular chamativos e era possível manter um jogo de pixel único por vários meses. Recentemente baixei o jogo "Sea of Brave" no meu celular. Para ser sincero, recusei no início, mas cliquei e joguei duas vezes. Droga, aquele gosto familiar voltou de repente!
Como um jogador antigo que jogou jogos clássicos de corte de grama como "Bomberman", "Bubble Bobble" e "Warring States Zombies", quando abri "Sea of Brave" pela primeira vez, o estilo refrescante realmente me colocou em transe. Embora os gráficos nos celulares de hoje sejam definitivamente muito mais detalhados do que as pequenas telas do GBA/PSP, com todos os tipos de efeitos especiais de habilidade, e as formas dos monstros no mar também sejam muito tridimensionais, o prazer simples e bruto de cortar a grama realmente me lembra a alegria que tive ao jogar "Kirby" no Uranus GBA.
Mas a diferença é realmente muito grande. Todos os jogadores antigos devem saber que quando jogamos o jogo de cortar grama no GBA, a operação consistia basicamente em pressionar as teclas de seta mais uma tecla e, no máximo, pressionar a tecla R para ativar uma habilidade. Agora o sistema de habilidades de “Sea of Brave” é realmente rico. Fiquei um pouco confuso no início sobre a combinação de atributos de gemas e estilos de habilidade. Mas se você pensar bem, verá que na verdade mantém o ritmo de “melhorar quanto mais você toca”. Cada início é combinado com uma combinação de habilidades diferente. Se você tiver a sorte de conseguir uma construção poderosa, a sensação de realização é exatamente a mesma da pesquisa que fiz quando estava estudando como cultivar as minas de forma mais eficiente em “Harvest Moon”.
Além disso, o que me deixa particularmente emocionado é que este jogo mantém a aleatoriedade do Roguelike. Ainda me lembro de quando joguei “Final Fantasy Tactics” no PSP. Cada vez que comecei o jogo, era diferente. Tudo dependia se meu rosto estava escuro ou não. O atual “Sea of Brave” também tem um mapa completamente novo e uma configuração de monstro toda vez que você navega, e há muita sorte envolvida. Essa sensação de “será melhor da próxima vez” é realmente a experiência de jogo que os jogadores mais antigos mais sentem falta.
Outra coisa é a mudança de ritmo. Os antigos jogos portáteis focavam em “salvar a qualquer momento”, mas agora esse jogo mobile está mais fragmentado e pode ser jogado em dois ou três minutos. É especialmente adequado para pescar no trabalho ou brincar no metrô. E não requer ouro criptônio. Você pode simplesmente entrar e correr solto como um pirata. Não é muito amigável com jogadores antigos como nós, que não querem gastar dinheiro. Embora os gráficos tenham melhorado e as operações tenham se tornado mais complicadas, a magia de “fazer você querer jogar de novo assim que jogar” é realmente a mesma de então.
Enfim, juventude é uma coisa, às vezes uma taça de vinho pode trazê-la de volta, às vezes um jogo de pixel basta. Agora ocasionalmente uso meu celular para jogar alguns jogos de “Sea of the Brave”, e parece que voltei aos dias em que estava escondido na cama e jogando PSP. Esses monstros vieram como um maremoto. Limpei a área em uma operação e muitas joias caíram na tela. Oh meu Deus, a sensação de prazer era avassaladora. A juventude realmente está de volta!
Para aqueles jogadores antigos que gostam de cortar grama e pombos de corte, ou novos jogadores de jogos para celular, você pode realmente experimentar este “Sea of Brave” e ver se ele também pode permitir que você experimente esse tipo de felicidade pura e simples. Se você não vier, não virá em vão. Enfim, não vou gostar de matar no mar todos os dias, hahahahaha. 😎