Para ser honesto, para o jogo Black Moon, originalmente optei pelo estilo e enredo sombrios. O pesadelo está chegando, a memória da bruxa e assim por diante, o ambiente está cheio e está certo. Mas depois de jogar por muito tempo, descobri que o que realmente me atraiu foi o sistema competitivo e o design de equilíbrio dos personagens. Dito desta forma, não é como o tradicional jogo do ouro criptônio com acumulação de valor estúpida. Em vez disso, fornece um conjunto de lógica estratégica muito sofisticada nas cópias da arena e da equipe.
Vamos falar primeiro sobre o ambiente competitivo. A atual linha principal de T0 nada mais é do que um assassino de alta explosão com um forte mago de controle e um fluxo de ataque rápido que tira o suporte com um conjunto de combos. Este estilo de jogo é muito popular nas divisões inferiores porque tem muitas peles crocantes, ritmo rápido e baixa taxa de tolerância a falhas, tornando-o muito emocionante de jogar. Mas em níveis elevados, o equipamento defensivo e as previsões de habilidades de todos tomaram forma, e o estilo de ataque rápido pode ser facilmente combatido. Hoje em dia, em jogos de última geração, uma escalação posicional com tanques duplos e saída do tipo pull tornou-se popular, e o jogo é dividido por atrito e contra-ataque. Acho muito bom esse tipo de mudança de ambiente, mostra que o jogo tem profundidade e não depende apenas da velocidade de acúmulo de ouro de criptônio.
Em relação ao equilíbrio, quero muito dar um sinal de positivo ao funcionário, mas também quero fazer alguns comentários. A julgar pela versão atual, vários personagens veteranos, como o protagonista dado no início, possuem mecanismos de habilidade simples, mas são melhores porque acumulam energia rapidamente, podem criar uma cadeia de controle estável em uma escalação específica e são muito fortes. Existem alguns personagens limitados recém-lançados, e seus multiplicadores de habilidade são de fato um pouco supermodelos. Assim que tomarem forma na arena, serão basicamente esmagados contra a escalação regular e a experiência ficará um tanto comprometida. Felizmente, após esta atualização, o oficial percebeu esse problema, enfraqueceu o núcleo passivo daquele personagem e fortaleceu alguns personagens impopulares em resposta. Aprovo esta onda de ajustes de equilíbrio.
Do ponto de vista tático, acho que a coisa mais interessante sobre “Lua Negra” são, na verdade, os combos de habilidades do personagem. Por exemplo, a clássica habilidade combinada de duas pessoas “Time and Space Freeze + Shadow Raid”, que primeiro controla o campo manualmente e depois explode, é simplesmente uma maneira insolúvel de iniciar uma equipe no modo 3v3. Mas isso requer um alto grau de compreensão tácita entre os companheiros de equipe, e é difícil para os jogadores individuais conseguirem esse efeito. Portanto, quando nosso time disputa partidas ranqueadas, utilizamos basicamente comunicação de voz fixa. Se este jogo for jogado isoladamente, a diversão da competição será reduzida pela metade.
Agora, após a atualização da versão, vários novos pontos BUFF foram adicionados ao mapa, o que muda diretamente a tática de captação de recursos. No passado, todos iam direto para o grande grupo do meio no início, mas agora têm que mandar alguém para o lado para explorar o campo de visão e pegar o buff de penetração do bloco, caso contrário o grupo sofrerá muito no médio prazo. Essas mudanças detalhadas me fazem sentir que este jogo está realmente prestando atenção ao equilíbrio competitivo, ao invés de apenas mudar de skin e ganhar dinheiro.
Por fim, gostaria de fazer uma pequena sugestão. Espero que mais sistemas de recursos para jogadores auxiliares sejam abertos no futuro. A diferença entre a produção puramente auxiliar e semi-auxiliar é agora um pouco grande, resultando em um número muito único de heróis auxiliares selecionados em níveis elevados, o que piora a experiência competitiva dos jogadores auxiliares. Se a eficiência de limpeza da selva e a capacidade de autoproteção do impopular auxiliar puderem ser aprimoradas, acredito que a ecologia do jogo de alta qualidade será mais rica.
Em geral, “Black Moon” é um jogo raro que combina competição e desenvolvimento no lado dos jogos para celular, e acho que vale a pena pesquisar. Não é o tipo de corte de grama estúpido, mas um jogo que exige que você analise constantemente seus oponentes e ajuste seu pensamento em campo. Ocasionalmente, perder para uma escalação de supermodelos é um pouco deprimente, mas vendo que os dirigentes estão tentando ajustar o equilíbrio, um “velho e-sports” como eu ainda está disposto a continuar. Aguardando a próxima atualização da versão, vamos ver quem consegue avançar na nova temporada 😎