Irmãos, sou um veterano, um gamer de 35 anos. Desde jogar na lama em consoles vermelhos e brancos até esfregar vidro em meu celular, finalmente consegui entender o jogo. Naquela época, um cartão amarelo 32 em 1 permitiu que eu e meu irmão brigássemos pelo controle, mas agora? Existem mais de 200 jogos no disco rígido, e fico atordoado quando ligo o computador, sem querer nem clicar em um ícone. Você está dizendo que o jogo mudou? Mudou, a imagem mudou de um mosaico para um nível de filme, e o mapa mudou de uma aldeia para um continente inteiro, mas por que... não tem gosto?
Fiquei pensando que talvez os jogos atuais sejam muito “habilidosos”, ensinando como recarregar dinheiro, ensinando rotinas diárias e ensinando a ficar online todos os dias para receber tarefas de saúde física e mental, assim como ir para o trabalho. Lembro-me de quando estava jogando “Fire Emblem”, quando um personagem morria, ele realmente sumia. Eu me senti tão mal. Joguei SL por meia hora só para salvar um transeunte. Qual jogo para celular pode me proporcionar esse tipo de envolvimento e sensação de substituição?
Até dois dias atrás, vi “Guili Jiuque” em um post de recomendação que era tão impopular que quase perdi. Primeira reação: Que diabos? O nome é bastante complicado. Oficialmente, diz-se que é um xadrez de guerra SRPG de história alternativa. Bom rapaz, você ainda se atreve a fazer um jogo de xadrez de guerra para celular agora? Ou autônomo? Escreva também 0 no modo de carregamento? Isso não é pedir a morte? ! Imediatamente fiquei enérgico e comecei imediatamente.
E adivinhe? Joguei a noite toda e a tela do meu telefone estava tão quente que não consegui desligá-lo. Este jogo me lembra dos dias em que eu estava escondido na cama jogando "Fantasy Simulated War". O prazer alucinante de caminhar sobre grades, bloquear terrenos e calcular distâncias de ataque, na verdade o encontrei novamente em 2025! A protagonista é uma princesa de uma família real decaída chamada Li Rou. A princípio pensei: isso não é apenas o roteiro de vingança de uma heroína ruim? Como resultado, enquanto eu jogava, as escolhas na trama eram realmente fatais. Se você quiser proteger esse irmão, terá que sacrificar esse aliado. A benevolência e a ambição sempre irão despedaçá-lo, o que me fez deitar na cama no meio da noite e ainda me perguntar: "Será que fiz a escolha errada? Essa pessoa pode sobreviver?" Os jogos para celular atuais com localização de caminhos com um clique e combate automático podem fornecer esse tipo de resistência? Dê-me um fio!
Há também a visão mundial da guerra entre as nove tribos. Embora seja imaginário, tem um sabor genuíno - há queixas tribais, os altos e baixos da família real e os cálculos de Jianghu. Parece que “Heaven and Earth Tribulation” e “Fantasy World” deram à luz secretamente uma criança, e ela também foi criada no celular. Não há pontos vermelhos, nem primeiro depósito, nem "chefão vai te levar voando", apenas permite que você seja o comandante-chefe no tabuleiro de xadrez, e cada casa é meticulosa. Tive até a ilusão de que esse desenvolvedor era um cara velho como eu? Caso contrário, como você entenderia a alegria de “trabalhar devagar e com cuidado”?
Para ser honesto, os jogos estão cada vez maiores, com dezenas de Gs a cada passo. Quando você o abre, ele está cheio de check-in de cenário e animações de desenho de cartas. Depois de jogar meia hora, você esquece quem você é. Mas “Gui Li Jiu Que” não é grande, mas é cheio de sinceridade. Se você é como eu e está exausto entre obras-primas AAA e jogos para celular de última geração, é melhor voltar e experimentar este jogo de xadrez de guerra independente da velha escola. Não há ansiedade de progresso, nem sequestro social, só você, com um grupo de amigos, dando cada passo, assim como salvamos a princesa na fita cassete.
Uma última palavra: naquela altura estávamos felizes porque eram poucos jogos. Agora que há mais jogos, estamos insatisfeitos. Mas “Gui Li Jiu Que” me lembrou que a felicidade sempre existiu, mas foi escondida pelas grandes empresas. Quanto a este jogo, é como se um velho amigo meu me trouxesse uma xícara de chá e dissesse: "Ei, velho motorista, não olhe apenas para sua nova esposa e volte para conversar sobre como você jogou Fairy Chess naquela época."
Ok, é tudo o que vou dizer, vou continuar salvando minha princesa. Se você também jogou, volte e me conte, qual clã você protegeu e quantas pessoas você perdeu? 😭😂