Irmãos e irmãs, aí vou eu! Lembro-me de quando estava agachado na casa do meu vizinho brincando com minha máquina vermelha e branca, conectando a fita cassete e tendo que soprar o fôlego. A imagem era tão grosseira quanto um mosaico, mas éramos muito bons nisso. Avance mais de trinta anos e agora você pode jogar "The Legend of Pipi Shrimp" clicando no seu celular. Neste mundo, tsk tsk tsk...
Para ser sincero, gostei deste jogo assim que comecei a jogá-lo. Você quer que eu seja o CEO da Dongtucun Spiritual Beast Factory? Eu me pergunto se esta é a mesma virtude da agricultura em “Harvest Moon”! Mas quando joguei novamente, o sabor estava completamente errado - alimentei uma fera espiritual e disse para mim: “Chefe, quero comer espetos hoje”. No meio da resposta, uma “Guerra do Camarão Kun” surgiu de repente, e até mesmo a receita secreta de Zuixianlou poderia ser tratada como um drama de suspense. Esta ideia seria impensável há vinte anos.
Quão puros eram os jogos daquela época? Contra era apenas rebocador, rebocador, Tetris era apenas pilhas e pilhas, enredo? Não existe. Agora está melhor, um jogo sobre pendurar e criar camarões está repleto de piadas, quebra-cabeças e até competições. Você diz que é uma simulação de negócios? É mais engraçado do que conversa cruzada. Você está dizendo que é um absurdo? Mas as pessoas ficam confusas com a realidade de “não é fácil ser diretor de fábrica”. Minha filha me viu jogar e perguntou: “Pai, por que esse jogo parece ouvir um drama de rádio?” Eu disse, o que você sabe? Isso se chama “industrialização de jogos e integração total de mídia”! Na verdade, eu estava apenas fingindo ser legal e o que estava pensando era: o planejador deste jogo veio da equipe de “Wulin Gaiden”?
O que me deixa mais emocionado? Este é o modo inativo gratuito deste jogo. Acho que naquela época tínhamos que lutar com inteligência e coragem com o chefe por nossas vidas, mas agora apenas “desligamos offline e coletamos comida online”. Os tempos mudaram! No passado, os jogos eram um luxo e era preciso poupar dinheiro para comprar cassetes e livros de estratégia; agora os jogos são uma necessidade diária, e os divertidos são gratuitos, por medo de que você não goste do jogo. O nome do desenvolvedor Wuhu Lehaha também é único - Lehaha, não é apenas a atitude de jogo da nossa geração?
Mas dito isto, o jogo mudou, mas o núcleo ainda é o mesmo. O que mais me impressionou em The Legend of Pipi Shrimp não foram os diálogos engraçados, mas a sensação de realização que você tem ao começar do zero e aos poucos criar um bando de feras cada vez mais esquisitas. Na verdade, esta é a mesma alegria que tive quando passei trinta vidas para concluir a “Batalha de Tanques”. A tecnologia foi atualizada de pixels para 4K, a plataforma foi atualizada de cassetes para telefones celulares e a jogabilidade foi atualizada de competições autônomas para competições em rede completa - mas o fogo nos corações de nossos jogadores nunca foi extinto.
Ok, chega de conversa, tenho que me inscrever na Competição Xi Kun. Esta geração de jovens tem muita sorte. Eles podem experimentar a versão positiva da minha felicidade com apenas um celular. Uma mensagem final para todos: não importa como o jogo mude, lembrem-se que estamos aqui para nos divertir. O camarão Pipi está a caminho! 🦐🦐🦐