Para ser sincero, quando vi o nome “Escape Room 16 Temple Ruins”, fiquei chocado por um momento. Não é porque o jogo em si seja tão chocante, mas porque de repente me lembra do meu primeiro smartphone, o Nokia 5230. Naquela época, eu não conseguia nem usar a tela sensível ao toque, então jogava jogos pixelados de escape room na cama todos os dias. A imagem é tão grosseira quanto um mosaico e a lógica da pista é simples, mas não consigo parar de ligá-la e desligá-la, e ainda estou coçando a cabeça na tela às três da manhã.
Agora que joguei “Escape Room 16”, minha primeira impressão é que os gráficos são realmente excelentes. As esculturas de pedra, vinhas e ruínas de templos na cena são muito específicas quanto aos níveis de luz e sombra, que estão de acordo com os padrões atuais de jogos para celular. Mas, para ser sincero, o que realmente me atrai não é a imagem, mas o familiar "senso de exploração" - clique aqui e ali, olhe ao redor, encontre uma chave ou um símbolo e, de repente, um lampejo de inspiração resolve um quebra-cabeça que eu não conseguia resolver antes. Esse sentimento é exatamente o mesmo que a alegria de encontrar um item escondido em um avião Symbian há vinte anos.
O cenário da história do jogo é bastante interessante. Num parque histórico moderno, criaturas da mitologia eslava coexistem com humanos. O protagonista é um botânico que recebe uma carta-convite de sua avó para salvar uma planta ameaçada de extinção, mas acaba resgatando um homem misterioso chamado Blue. O enredo não é complicado, mas a atmosfera é bem criada. A estranha entrada do templo no início me deu arrepios. Tem o sabor “assustado, mas quero continuar” dos jogos de quebra-cabeça antigos. Mas tenho que ser justo, a dificuldade dos puzzles está acima da média. Houve alguns lugares onde fiquei preso por muito tempo e finalmente encontrei as dicas brincando.
O desenvolvedor é Shenzhen Martian Interactive Entertainment. Para ser sincero, não sei muito sobre esta empresa, mas pode ser considerado sincero tornar o mapa do jogo de puzzle tão amplo e esconder as pistas de forma tão densa. Além disso, este jogo é independente e não há pop-ups de dinheiro confusos. Para jogadores experientes que estão acostumados a descobrir cada nível sozinhos, a experiência é muito confortável. No mercado atual de jogos para celular, não existem muitos jogos que possam se acalmar e ter uma experiência pura de descriptografia. A maioria deles está envolvida em sorteios de cartas e classificações, o que deixa as pessoas inquietas.
Chega de nostalgia, vamos falar de algo real. Se você já jogou “Tower of Mysteries”, “Maze of the Machine” ou jogos de descriptografia de flash anteriores, então “Escape Room 16 Temple Ruins” deve atender ao seu apetite. Tem um sólido senso de resolução de quebra-cabeças da velha escola. Não depende de performances sofisticadas, mas apenas permite que você vasculhe o mapa e junte as pistas pouco a pouco. Quando joguei o terceiro capítulo, de repente me lembrei que usei o Sony Ericsson para jogar a versão abandonada de “Assassin's Creed”, e foi a mesma sensação de competir sozinho contra a tela.
É claro que não está isento de deficiências. As dicas para alguns quebra-cabeças não eram suficientemente claras, como a plataforma giratória relacionada às runas eslavas. Não entendi as regras, então finalmente verifiquei o guia antes de prosseguir. Além disso, a fonte chinesa é um pouco pequena, o que faz chorar os jogadores veteranos. Mas, em geral, este jogo é considerado acima da média entre jogos semelhantes para celular e é especialmente adequado para jogar dois níveis no trajeto ou antes de ir para a cama.
Digamos uma emoção final. Do Symbian ao Android, dos pixels à modelagem de alta definição, os jogos de descriptografia mudaram um após o outro, mas o "Aha! É isso!" momento é sempre o mais viciante. Sem querer me gabar, este jogo pode me fazer sentir um pouco como era quando era jovem e vale o preço do ingresso. Afinal, o que sentimos falta não é daqueles jogos antigos, mas sim daquele que ainda teve paciência de sentar e pensar muito por uma chave virtual. 😌