Para ser honesto, como um velho que joga The King of Fighters em emuladores desde a era Saipan, foi muito emocionante ver Kusanagi Kyo e Iori Yagami parados nas ruas da cidade, de pixels 2D a modelos 3D. Para ser sincero, esse jogo transformou o KOF dentro de mim. Não é mais uma sala de luta onde o resultado é determinado por uma rodada, mas uma “cidade do futuro próximo” onde você pode passear. 🏙️
Preciso dizer algumas palavras sobre a foto. Comparado com os jogos para celular atuais que frequentemente acumulam efeitos especiais de luz e sombra, a qualidade de “King of Fighters World” não é excelente, mas é melhor do que a atmosfera. As luzes de neon nas ruas acendem-se à noite e o bonde passa no viaduto ao longe. O lutador que você controla está andando pela cidade com roupas normais. Realmente parece "se esconder na cidade". Naquela época, estávamos jogando no fliperama no escuro. Como poderíamos imaginar que um dia poderíamos passear assim?
A jogabilidade mudou muito e o foco mudou de “lutas deslumbrantes” para “cidade panorâmica 3D livre”. Para ser franco, este não é mais um jogo de luta puro, é mais como uma grande comunidade virtual vestindo a skin KOF. Você pode realizar tarefas, visitar lojas, interagir com outros jogadores e até experimentar alguns conteúdos diários de gerenciamento simulado. A trama principal preenche algumas lacunas históricas da série KOF. Os fãs da geração mais velha ficarão bastante entusiasmados ao verem aqueles diálogos clássicos reencenados. Esta é a coisa mais inteligente do RPG – ele preenche completamente o enredo que foi originalmente criado pelo cérebro.
Em termos de combate, o núcleo ainda é a sensação do King of Fighters. Parte da lógica dos movimentos de fricção foi mantida, mas foi simplificada e a proporção de operações com um clique aumentou. O limite para novos jogadores tornou-se mais baixo, mas para uma pessoa idosa como eu, sempre sinto que há menos tensão do que no passado, quando “pés leves e pernas leves” se testavam. No entanto, os efeitos sonoros e o impacto dos combos ainda estão lá e, ocasionalmente, você ainda pode sentir um traço da paixão daquela época.
A coleção de lutadores é outro destaque. Este jogo afirma ter a escalação de lutadores mais completa da história do KOF. Não é se gabar, é realmente satisfatório. Desde a equipe principal até vários personagens ocultos, a quantidade de personagens que podem ser coletados é bastante impressionante. A modelagem, os movimentos e as habilidades de cada personagem estão bem restaurados. Como uma festa sentimental, só de ver aquelas figuras conhecidas da sua equipe já dá o prazer de reunir um baralho completo de cartas.
Também há deficiências a serem ditas. A orientação para iniciantes é um pouco "áspera". No estágio inicial, haverá uma sensação de confusão sobre “quem sou eu, onde estou e o que você quer que eu faça?” e você precisa explorar um pouco antes de descobrir o caminho. Existem também elementos de simulação urbana. Para ser honesto, o grau de liberdade torna-se um pouco “falso” nas fases posteriores. Muitos lugares que parecem abertos, na verdade, têm restrições ocultas e você se sentirá cansado depois de percorrer o mapa por muito tempo. Em termos de ganhar dinheiro, o modo gratuito é suportado por sorteio e cultivo de cartas. Todos os jogadores veteranos sabem que, contanto que você tenha uma mentalidade correta, ainda poderá jogar com bastante conforto se não perseguir o maior poder de combate.
Ainda me lembro da primeira vez que vi Mai Shiranui parada sob o poste de luz na esquina neste jogo, meu coração disparou. Há vinte anos eu estava escondido na cama, segurando o controle, torcendo por “Perfect”; vinte anos depois, eu estava segurando meu celular, parado nas ruas da cidade no jogo, olhando para ela na tela, e de repente senti que minha juventude havia passado assim, mas algo parecia ter sobrado aqui.
Não vou me gabar disso, mas se você é um fã antigo de The King of Fighters, ou simplesmente quer encontrar um RPG de ação que não seja muito empolgante e nem muito empolgante, vale a pena tentar “King of Fighters World”. Não restaura perfeitamente a apaixonante arena de luta do passado, mas usa outra maneira de colocar completamente diante de você o mundo pelo qual você estava obcecado. 🌆