Para ser sincero, quando vi este jogo, fiquei chocado por um momento. Survival Hunter, produzido pela Taoteng Interactive, é gratuito, sem compras no aplicativo e pode ser executado no Android 5.0. Não é fácil encontrar um jogo de tiro tão simples hoje em dia.
Fui um dos primeiros a jogar jogos para celular, começando com Snake e Arkanoid na era Symbian, e mais tarde vários pequenos jogos na plataforma Java. Não havia qualidade de imagem de alta definição ou mundo aberto naquela época. A tela do celular tinha menos de 3 polegadas e os pixels eram visíveis a olho nu, mas eles estavam apenas se divertindo. Ainda me lembro de quando usei o Nokia N73 para jogar jogos de tiro com rolagem lateral. Tive que apertar os botões para fazer faíscas. Eu poderia morrer dezenas de vezes em um nível, mas simplesmente não conseguia parar.
O jogo Survival Hunter me lembra daquela época. A interface de operação é limpa e organizada, sem vários botões de função sofisticados preenchendo a tela. Correr, pular, correr, recarregar, mirar, atirar, cada ação responde de forma nítida. Não é uma pena, mas essa sensação é definitivamente suave como a seda entre um monte de obras-primas chamadas 3A. Em particular, a continuidade da corrida e do salto me lembra a sensação emocionante de jogar combos no “Subway Surfing” daquela época, mas o feedback do tiro é muito mais emocionante do que o parkour. 😂
Cada nível do jogo é cuidadosamente projetado, não apenas uma pilha aleatória de monstros. Você precisa considerar como se mover, quando lutar, quando se esconder e até usar algumas mecânicas de cena. O método de combate também é flexível. Se você gosta de ataques precisos de longo alcance, mire devagar. Se você gosta de combates corpo a corpo emocionantes, não é um desperdício. A taxa de tolerância a falhas para contra-ataque e esquiva do escudo é perfeita. O sistema de saque estimula ainda mais meu hábito de colecionar. Cada vez que passo de nível, fico ansioso para deixar cair algo de bom, como abrir uma caixa cega.
No mercado atual de jogos para celular, existem todos os tipos de retiradas de ouro de criptônio ou jogabilidade pesada para persuadir os jogadores a desistir. Antes de começar a jogar, você verá primeiro vários pop-ups de recarga. Para ser honesto, existem poucos jogos como Survival Hunter que são gratuitos para jogar e têm conteúdo sólido. Embora a qualidade da imagem certamente não seja tão boa quanto a dos grandes jogos para celular, a jogabilidade é algo que às vezes não pode ser obtido apenas acumulando dinheiro.
Eu costumava dizer que o fato de um jogo ser divertido ou não não tem nada a ver com a época, mas tudo a ver com a sinceridade da equipe de produção. Do Symbian ao Android, dos blocos de pixels ao Unreal Engine, a tecnologia está mudando, mas a energia que pode fazer as pessoas esquecerem de comer e dormir está sempre presente. O jogo Survival Hunter é como me dizer: independentemente de os gráficos estarem desatualizados ou não, se a jogabilidade for emocionante o suficiente, ainda deixará as pessoas viciadas. Velhos, se vocês querem encontrar o puro prazer de fotografar daquela época, podem tentar isso. 😎