Para ser sincero, me deparei com a recomendação de “Hungry Dragon” nos últimos dias e não pude deixar de baixá-lo e jogar mais alguns jogos. Como devo dizer, no momento em que meus dedos cruzaram a tela, de repente me lembrei dos dias em que estava escondido na cama e jogando jogos Java na era Symbian. Naquela época, não existiam efeitos especiais tão sofisticados. Um dragão quadrado feito de pixels poderia me excitar durante metade da noite se eu o comesse.
Não quero me gabar disso, mas a jogabilidade central deste jogo ainda é a mesma. Coma, coma, coma e coma até o fim dos tempos. Mas em comparação com seu pai, a série “Hungry Shark”, que domina as telas dos celulares há quase dez anos, a evolução desta geração é bastante óbvia. A diferença mais intuitiva é que o mapa muda de uma superfície de água unidimensional para um mundo tridimensional completo. Você pode mergulhar nas nuvens ou em cavernas subterrâneas. A liberdade de voar para cima e para baixo é muito mais refrescante do que um tubarão que só consegue flutuar na superfície horizontal. Uma coisa a dizer, no primeiro episódio, quando controlei uma fênix para surgir do magma e as chamas encheram a tela, meu coração de trinta anos realmente tremeu.
Mas quando se trata da essência da diversão, acho que falta a “tensão” violenta da série antiga. Na versão inicial de "Hungry Shark", as regras semelhantes a cobras restringiam você. Você tinha que calcular com precisão seu esforço físico e caminhar na corda bamba entre mergulhar fundo e salvar sua vida. A emoção de lamber sangue na ponta de uma faca foi substituída pela exploração do mundo aberto em “Hungry Dragon”. Hoje em dia, esta geração é mais livre. Você não precisa se preocupar muito em ser morto no próximo segundo. Você pode voar tranquilamente sobre a vila, cuspir fogo para baixo e observar os moradores fugindo em todas as direções. O puro desejo de destruição da “perspectiva de Deus” é pleno, mas sempre sinto que falta a excitação dos batimentos cardíacos acelerados. Esta geração é mais como um carro turístico da “Disneylândia”, enquanto o velho tubarão é como um “battle royale”.
Não vou falar muito dos gráficos e da modelagem, afinal a tecnologia está aí. O que mais me interessa é o seu sistema de cobrança. O truque de ter mais de cem tipos de dragões é realmente grande. Do ingênuo dragão verde à fria fênix, todos eles têm estilos diferentes e cada um tem suas próprias habilidades únicas. Essa configuração pode capturar com firmeza um jogador antigo como eu, que tem “transtorno obsessivo-compulsivo pictórico”. Mesmo que seja apenas para desbloquear o dragão de gelo brilhante, é o suficiente para eu ficar acordado por várias noites. Para ser honesto, esse truque foi descoberto pela equipe de produção. Ele corta com precisão o tempo fragmentado do jogador, para que você sempre possa desbloquear coisas novas “deslizando novamente”. Não há nada de errado com isso do ponto de vista empresarial, mas comparado ao modelo anterior que dependia da evolução natural para adquirir novas habilidades e tinha uma linha de crescimento simples de dentro para fora, este sempre parece um pouco comercial e tem uma “sensação de jogo”.
O modelo pago é gratuito, o que é bastante cuidadoso. Não estou me gabando, embora definitivamente haja compras no aplicativo, mas como prostituta, acumulei muitos dragões e equipamentos, então não tenho problema se quiser continuar jogando. Comparado com os jogos baratos no mercado hoje, que têm anúncios pop-up no início e oferecem recompensas inúteis depois de assistir aos vídeos, “Hungry Dragon” ainda mantém a respeitabilidade básica em termos de ganhar dinheiro. Afinal, os fabricantes também precisam comer, e os jogadores veteranos podem entender se isso for feito assim.
Finalmente, vamos falar sobre as tendências do setor. A empresa Shanghai Bihan pode ser considerada o “farol” da Ubisoft doméstica. As coisas que eles lançaram recentemente sempre têm um pouco do pedigree dos jogos independentes europeus e americanos, e sua localização também é bastante tranquila. O que sinto sobre este “Hungry Dragon” é que ele se esforça para encontrar um equilíbrio entre a “leveza” dos jogos casuais para celular e a “rapidez” da jogabilidade de evolução devoradora da velha escola. Embora não possa replicar completamente a surpresa “de quebrar o teto” que “Hungry Shark” me trouxe naquela época, como sua sequência espiritual, ainda vale a pena tentar esta jornada para casa.
É especialmente indicado para novos jogadores que nunca foram expostos a este tipo de jogo, bem como para velhos amigos como eu que não conseguem esquecer o velho gosto de “engolir” para se divertir. Afinal, ser um foodie implacável no jogo é sempre muito relaxante. Acabou a saudade, tenho que subir e alimentar o novo dragão de fogo novamente, até logo. 🐉