Para ser sincero, quando vi o jogo “Key of Time”, fiquei um pouco atordoado. Não é porque o jogo em si seja incrível, mas o nome me lembra daquelas memórias brilhantes de pixels que nós, jogadores antigos, perseguimos há muitos anos, quando os telefones celulares ainda tinham telas resistivas e apenas algumas dezenas de megabytes de memória.
Naquela época, eu ainda usava o Nokia N73 e passava o dia todo no fórum Symbian atualizando ROMs. A primeira vez que joguei “The Legend of Heroes” no meu celular, fiquei realmente chocado. Pense bem, naquela época em que a tela do celular tinha apenas 2,4 polegadas, poder jogar um RPG de enredo completo em um celular era tão viciante quanto descobrir pela primeira vez um bom romance na biblioteca. Mais tarde, mudei para “Phantom Ranger” e segui um grupo de internautas para jogar nas masmorras e jogar juntos durante a noite. Aqueles velhos amigos que conheci no servidor ainda podem conversar entre si no WeChat.
Para ser sincero, os gráficos dos jogos para celular hoje em dia estão cada vez mais lindos, mas sempre parece que está faltando um pouco do sabor do passado. A localização automática de caminhos no estilo fast-food e a explosão numérica de 999 por dólar fazem com que o jogo pareça cera de mascar. Então, quando vi “The Key of Time”, fiquei realmente ansioso por isso. Pelo menos desde a introdução, este jogo tenta um pouco recuperar a sensação de pureza que tínhamos quando jogávamos RPGs.
Combate por turnos, enredo de missão, captura de animais de estimação, fórmula familiar, gosto familiar. O segredo é que existe também um sistema competitivo e de cultivo doméstico, que pode ser usado como jogador casual para cultivar e criar os filhos, ou como jogador hardcore para competir no ringue. Este design de jogabilidade multicamadas, para ser honesto, me lembra a sensação de surpresa que a série “Dragon Quest” me trouxe naquela época – é um jogo de luta contra monstros na superfície, mas você pode encontrar sua própria jogabilidade nele.
E gosto bastante do estilo europeu e americano deste jogo. Não é que os produzidos internamente não sejam bons. Nos últimos anos, surgiram muitos contos de fadas e filmes de fantasia. Ocasionalmente, ter uma fantasia ortodoxa europeia e americana é como fazer uma simples refeição italiana quando você está acostumado com a comida de Sichuan. É bastante refrescante mudar o sabor. Do ponto de vista dos desenvolvedores, embora a Beijing Luoting Technology não seja uma grande empresa, ainda é um tanto famosa no círculo de jogos independentes. Produziu pelo menos alguns produtos de aquisição com boa reputação. Estou relativamente tranquilo quanto a isso.
O modelo de carregamento pode ser baixado gratuitamente. Para ser honesto, a maioria dos jogos grátis no mercado agora são baseados em esquemas de ouro criptônio. Mas acho que não pode ser morto com um pedaço de pau. A chave está em saber se a equipe de operação é sincera. Se o conteúdo do jogo e o design pago forem devidamente equilibrados para fornecer aos jogadores uma experiência com boa relação custo-benefício, o modelo free-to-play pode não ser uma coisa ruim.
Falando nisso, de repente me lembrei de uma postagem que vi em um fórum há dez anos, feita por um velho que disse: “Seria perfeito se eu pudesse jogar um RPG de console em um telefone celular no futuro”. Pensando nisso agora, embora ainda haja alguma distância dessa profecia, “A Chave do Tempo” me dá alguma esperança. O núcleo do jogo não deve ser a embalagem linda, mas o senso de aventura que permite aos jogadores mergulhar nela.
Dito tudo isso, na verdade só quero recomendar este jogo aos irmãos que ainda estão ativos no fórum. Seja você um jogador antigo que jogou comigo na era Symbian ou um novo amigo que acabou de entrar em contato com jogos para celular, se no fundo do seu coração você sente falta da pura alegria de destruir monstros, obter equipamentos e explorar o enredo, você também pode dar uma chance a "Key of Time". Não se pode dizer que este jogo marcou época, mas um pouco me lembrou da sensação que tive quando fiquei acordado até tarde lutando contra monstros em uma tela em tons de cinza. 😌
Sem mais delongas, vou pegar um animal de estimação. Ouvi dizer que o sistema de desenvolvimento de animais de estimação neste jogo é muito detalhado e sinto que posso jogá-lo por muito tempo. Espero que este jogo consiga sempre manter a sua intenção original e não introduza algum tipo de sistema VIP15 para dissuadir os sentimentalistas. Quando chegar a hora, voltarei ao fórum para falar sobre isso. 🔥