Irmãos, tenho que conversar hoje. Não estou me gabando. Já joguei desde consoles vermelhos e brancos até telefones celulares nesta idade. Que tipo de coisas eu não vi no mundo? Mas recentemente encontrei um tesouro chamado "Monkey Compiler Artifact". É mais emocionante do que quando toquei um computador pela primeira vez em um cibercafé.
Acho que naquela época não existiam smartphones. Jogar um RPG tinha tudo a ver com a linguagem japonesa dos pássaros e com adivinhações. Para entender o enredo, acabei de comprar um “Game Japanese Crash Manual” e memorizei o hiragana mesmo agachado no vaso sanitário. Mais tarde, surgiu uma equipe de tradução em chinês e foi como se um deus descesse da terra. Mas esperar por um patch chinês foi mais doloroso do que esperar pela resposta do meu primeiro amor. Bem, agora esta ferramenta de macaco abre diretamente o APK para você ver. O código smali está espalhado na sua frente como panquecas. Você pode mudar o que quiser. Funciona localmente sem Internet. Mesmo o velho da casa ao lado não consegue espiar nossos dados.
Falando em mudar o jogo, para mudar o sprite inicial de “Pokemon” para Shiny, passei um dia e uma noite inteiros usando um editor hexadecimal para vasculhar o arquivo. No momento em que finalmente consegui, foi mais gratificante do que terminar em primeiro lugar na turma. Agora você pode usar o PoMonkey para descompilar com um clique, e até os recursos serão direcionados para você. Após a modificação, você pode assinar com um clique e instalá-lo diretamente para jogar. Como você pôde receber esse tratamento naquela época? Você tem que confiar em sua própria depuração humana. Se você corrigir um único byte, bang, ele travará com uma tela branca.
Além disso, naquela época estávamos jogando "Legend of Sword and Fairy". Para ver Lin Yueru sobreviver, usamos todo tipo de imaginação, incluindo mudança de memória, adição de códigos de trapaça e alguns até viraram o mapa inteiro de cabeça para baixo. Agora, você usa o macaco para desenterrar o arquivo salvo, alterar diretamente as condições de julgamento do ramo da trama para ele e tornar Yue Rumeimei invisível a cada minuto. Maldito final trágico.
Esta ferramenta não só pode modificar jogos, mas também pode ser usada para localizar APKs estrangeiros que não estejam em chinês. Acho que naquela época, para esperar a chegada de uma seleção chinesa, poderíamos usar jaquetas acolchoadas de algodão e depois camisas de manga curta. Agora você mesmo faz isso e compila logo após a tradução. A sensação de realização é como fazer um bolo com as próprias mãos.
A melhor parte é que isso é grátis. Custa 0 yuan, roda em Android e Windows e nem tem anúncios. Na minha idade, já vi muitos softwares que afirmam ser “conscientes” e acabam fugindo. Este macaco é tão estável quanto um cachorro velho.
Sem mencionar que tenho que desenterrar o “Final Fantasy 2” daquele ano e transformá-lo em uma versão chinesa completa em alta definição para sentir nostalgia. Acho que aquele homenzinho pixelado daquela época parece um espírito de mosaico agora, mas com esse artefato, ainda podemos lutar por mais quinhentos anos! 🚗💨