图片
Para ser honesto, falar sobre jogos na “Zona de Compartilhamento de Música” é um pouco fora de tópico, mas tenho sido muito bom jogando esse jogo recentemente e não posso deixar de querer falar sobre ele do ponto de vista dos esportes eletrônicos. Você pode pensar que é apenas um jogo de eliminação, certo? Que tipo de ambiente competitivo pode Tiantian Xiaoxiaole ter? Mas deixe-me dizer, há algo realmente bom no Rose Cube.
Vamos falar primeiro sobre o ambiente competitivo. No atual mercado de jogos para celular, os jogos de eliminação são basicamente monopolizados pela série Tiantian da Tencent. Os jogadores passam o tempo em um jogo independente ou competem por recargas na tabela de classificação. Mas Ross Cube segue um caminho diferente. Faz muitas alterações nas regras da versão antiga do Tetris e adiciona vários modos de batalha de eliminação, como colisão, eliminação contínua e blocos especiais, com um senso de ritmo muito mais forte. Na verdade, esse tipo de design é naturalmente conflituoso – se você desaparecer rapidamente, o oponente se acumulará. Isso não é apenas uma forma disfarçada de corrida?
A chave é o equilíbrio. Do que você mais tem medo nesse tipo de jogo? Com medo de ser esmagado por adereços. No passado, em muitos jogos de eliminação casual, os jogadores que pagavam para usar um acessório limpavam a tela diretamente, enquanto os jogadores que pagavam em dinheiro usavam todo o seu trabalho duro para preparar o jogo. O modo de carregamento atual do Rose Cube é 0, e os adereços são obtidos basicamente por meio de operações no jogo, como eliminação contínua para acumular energia e cubos específicos para acionar efeitos especiais. Este design é realmente bastante inteligente. Ele deixa a aquisição de recursos para a velocidade da mão e capacidade de planejamento do jogador, e não para a carteira. Do ponto de vista competitivo, isso é chamado de “o limite superior das operações determina o resultado” em vez de “o limite superior da recarga determina o resultado”.
No entanto, não é isento de perigos ocultos. Observei o matchmaking por alguns dias e descobri que a distância entre novos jogadores e jogadores antigos aumentaria rapidamente. A razão é que a orientação para iniciantes no Rose Cube é relativamente superficial. Muitas técnicas avançadas, como "eliminação do atraso em forma de L" e "ajuste do limite do quadro antes do cubo pousar" não são ensinadas explicitamente. Jogadores antigos podem contar com a experiência para superá-los. Isso é semelhante à vantagem crescente da LPL no estágio inicial, mas os principais usuários de jogos casuais são jogadores leves. Se o mecanismo de correspondência não fizer um bom trabalho de isolamento de segmentos, será fácil dissuadir os recém-chegados. Atualmente, parece que ele usa o “modo clássico” e o “modo desafio” para combinar separadamente, mas no modo desafio, você ocasionalmente encontrará oponentes cujas habilidades são obviamente mais altas.
Afinal, em termos de atualizações de versão, Ross Cube é apoiado por Multi-bit e a frequência de atualização não é lenta. A última versão principal mudou o acionamento dos “cubos coloridos” de quedas aleatórias para uma ordem fixa, o que tem um grande impacto na competição. Eu costumava confiar na sorte, mas agora confio na memória e no layout. Jogar parece mais contar movimentos no Go, mas o limite também foi aumentado. Eu acho que isso é uma coisa boa. Os jogos competitivos têm mais medo de muita aleatoriedade. Somente enfraquecendo o elemento sorte os jogadores podem ter um espaço estável para atuar. Assim como a mudança de Honor of Kings para Storm Dragon King, o lado desfavorecido deve ser capaz de esperar por um retorno, mas o lado favorecido não deve ser derrubado por um acerto crítico aleatório.
Finalmente, vamos falar sobre experiência. Atualmente não há anúncios forçados neste jogo e não há barra de resistência para bloqueá-lo, o que é bastante claro entre os jogos de lazer domésticos. Mas se realmente quiser se desenvolver na direção dos esportes eletrônicos, deverá desenvolver infraestrutura, como replays de eventos, sistemas de visualização e estatísticas de dados da comunidade, caso contrário, só poderá ser considerado "esportes leves". É totalmente qualificado como um jogo de fazer comida. Se você quiser classificá-lo seriamente, demorará um pouco para estudá-lo.
De qualquer forma, me diverti muito no deslocamento e recomendo para quem gosta de refletir. Se realmente quisermos abrir um modo classificado, serei o primeiro a me inscrever. 😎