图片
Para ser sincero, irmãos, acabei de terminar uma longa viagem no “Truck Life”. Estacionei o carro na beira da estrada e observei o pôr do sol do jogo afundando aos poucos, e de repente me emocionei um pouco. Este jogo, à primeira vista, parece uma simulação de condução de um caminhão. Comparado com aqueles que brincávamos quando éramos crianças, é simplesmente o produto de dois mundos diferentes.
Eu ainda estava no ensino fundamental naquela época e economizei meio mês de mesada para ir ao fliperama apenas jogar “18-Wheeler Truck” por um tempo. A tela estava embaçada como um mosaico, o volante só tinha dois botões e apertar a buzina parecia um peido. Mas na época, eu senti que era muito legal. Eu poderia vender mercadorias, reabastecer e ler as placas das ruas. Eu senti que este era o mundo de um adulto. Mais tarde, quando eu estava no ensino médio, o "European Truck Simulator" era popular na sala de informática, mas naquela época era tudo independente e uma pessoa dirigia sozinha. Não havia nem uma pessoa viva na estrada. Dirigir por muito tempo era como estar na prisão.
Olha o atual “Truck Life”, meu caro, fiquei chocado quando abri o jogo. Se você limpar as gotas de chuva no vidro do carro com o limpador, as marcas de água serão claramente removidas. Quando saímos da cidade pela manhã, o nevoeiro ainda não havia se dissipado e a luz amarela das luzes da rua estava formando um halo. Ao passarmos pela entrada do mercado de verduras, ainda podíamos ver as barracas dos vendedores. Ao meio-dia, o sol brilha na cabine e o reflexo no painel pode ser visto. Eu disse ao meu sobrinho que acabara de entrar na faculdade que quando seu tio jogava quando era criança, os carros eram feitos de apenas alguns cubos. Agora neste jogo você pode sentir o cheiro de diesel no tanque de combustível através da tela.
Qual é a coisa mais engraçada? Agora, este jogo pode realmente mudar de carro. Um velho amigo meu dirige um Wuling Hongguang na vida real e nós rimos todos os dias. Como resultado, em "Truck Life", ele construiu para si um carro vermelho brilhante com teto alto e cabeça longa, adicionou um escapamento cromado, cobriu a carroceria com latte art e modificou um subwoofer. Ele me disse, irmão, minhas costas doem de tanto fazer compras na vida real, mas no jogo finalmente realizei meu sonho de assistir Optimus Prime em “Transformers”. Você acha que este jogo entende o coração dos homens de meia-idade? 😭
Vamos falar sobre essa jogabilidade. Antigamente, quando jogávamos, a tarefa era ir do ponto A ao ponto B, o que era tão chato quanto trabalhar. E agora? Quando você está correndo em uma estrada de montanha, você faz uma curva e de repente encontra as montanhas cobertas de neve no espelho retrovisor. A sensação de vastidão é mais emocionante do que assistir a um vídeo promocional de viagem. Às vezes encontro uma tempestade enquanto corro à noite, e um raio de repente ilumina todo o horizonte. Devo dizer que, naquela altura, senti realmente que este jogo não era apenas um jogo, mas sim uma forma de relaxar o meu espírito.
A indústria de jogos mudou muito nos últimos anos. No passado, agachávamos-nos em frente à televisão para pegar no comando, mas agora estamos sozinhos no sofá a jogar jogos para telemóvel. No passado, tínhamos que tocar Goldfinger para inserir a fita, mas agora até a estação de rádio do carro pode ser conectada à Internet para tocar músicas. Mas, para ser honesto, nem tudo se resume aos gráficos e à tecnologia que mudaram. Se você pensar bem, a jogabilidade de “Truck Life” é essencialmente a mesma de quando comemos macarrão instantâneo na frente de cubos de pixels – todos nós queremos escapar da realidade e encontrar um lugar para respirar. Acontece que os jovens de hoje estão mais estressados. Depois de um dia de trabalho, eles deitam na cama e ligam o celular, dirigem seus próprios caminhões customizados, ouvem o barulho do motor e olham pela janela os fogos de artifício simulados. Pelo contrário, conseguem se acalmar mais do que assistir a vídeos curtos.
Muitos jovens jogadores ao meu redor me perguntam, tio, do que se trata esse jogo? Não há monstros para lutar, nem equipamentos para explodir e o enredo não é emocionante. Eu disse a eles, vocês sabem observar as nuvens no jogo agora quando estão cansados. Naquela época, jogávamos até meia-noite e tínhamos que diminuir o volume secretamente enquanto nos escondíamos de nossos pais. Os tempos mudaram, mas a sensação de “na estrada” que queremos nunca mudou. “Truck Life” traduz esse sentimento das memórias da nossa geração para a forma como você está acostumado agora.
Finalmente, sejamos honestos. Se o ritmo de vida é tão rápido que você não consegue respirar, você não precisa adicionar dinheiro e não precisa buscar nenhum objetivo final. Basta anotar um pedido em “Truck Life”, dirigir na estrada para o oeste, abrir as janelas (embora não haja pessoas reais no carro, mas você pode se decidir), ouvir a música e observar o cenário recuar lentamente na frente do para-brisa, você vai sentir, ei, acontece que desacelerar também é uma forma de viver a vida.
Ok, vou fazer outro pedido, e o alvo é o posto de gasolina do outro lado da montanha nevada. Se nos encontrarmos na estrada outro dia, lembre-se de buzinar. Podemos ser considerados pessoas que ficaram presas no trânsito juntas em tempos e espaços diferentes. 🚛💨