图片
Queridos irmãos e irmãs, meu antigo motorista está aqui novamente. Eu estava navegando na app store e vi um jogo chamado "Billiards Storm". Cliquei nele e joguei alguns jogos. Quase suei enquanto segurava meu telefone. Por que? Por causa desse sentimento, fui subitamente arrastado de volta para o fliperama enfumaçado há trinta anos.
Não havia smartphones naquela época. Custam apenas um dólar e quatro moedas. Era comum as pessoas se aglomerarem em volta da mesa de bilhar para observar os movimentos dos jogadores, e então dar um arremesso e a bola branca voar para fora da mesa. Mais tarde, minha família comprou um computador e jogou bilhar online como "Ball Battle" com outras pessoas. Consegui jogar PPT e ainda gostei. Mais tarde, os cibercafés estavam cheios de CS e Red Alert, e o bilhar tornou-se uma paixão de nicho.
Mas adivinhe? O “Bilhar” de hoje realmente mostrou essa energia “real”. Não é que a imagem engane, mas o feedback da haste sendo empurrada para fora, da bola branca sendo pega, desacelerando e conectando a haste é exatamente o mesmo que a mesa quebrada no fliperama em minha memória. O que é ainda mais incrível é que você também pode trazer amigos para competir em tempo real. Os dois olham para a tela do celular e nenhum se deixa convencer pelo outro. O vencedor manda um emoticon 🦄 para zombar, e o perdedor liga o microfone e grita “Mais um jogo”!
Os jogadores da nossa geração já jogaram inúmeros jogos, desde os cabos das consolas vermelhas e brancas aos ecrãs tácteis, dos pixels à luz e sombra 3D, mas o bilhar, um “desporto de cavalheiros”, tornou-se cada vez mais difícil de se acalmar e de jogar. Agora, este jogo é gratuito e não há compras complicadas no aplicativo para forçar o Krypton. Depende puramente da tecnologia. Eu tentei e foi possível esfregar o stick baixo, o stick alto e o plug. O mecanismo de física realmente não é nada bom, e até mesmo a sensação de arrependimento de “quase fazer um buraco” foi restaurada.
Para falar a verdade, joguei doze partidas seguidas ontem à noite, indo do bronze ao ouro. No meio, perdi para uma garotinha em três jogos. Confiei nas palavras “não desista” para fazê-la passar pela linha. Não é isso que está escrito no jogo - contanto que você não desista, você será o rei mais forte. Na nossa idade, a luta não é para ganhar ou perder, mas para que os mais velhos ainda possam se reunir e usar uma deixa virtual para recuperar o entusiasmo de agachar-se na porta do fliperama esperando um lugar.
Se tiver tempo, venha me encontrar em "Tempestade de Bilhar" e eu lhe mostrarei o que significa ser "mais jovem ou mais velho". 👍🏻