图片
Recentemente, vi alguém comentando sobre "Meu Cachorrinho" na seção off-topic do fórum, e justamente nos últimos dois dias eu também joguei. Como um avaliador, vou falar objetivamente sobre este jogo. Para ser honesto, a primeira impressão que tive é que o jogo é "pequeno e bonito", mas ao mesmo tempo traz um certo arrependimento de tipo "por que nascer Yú se nasceu Liàng".
Vamos começar com uma conclusão: este jogo é indiscutivelmente excelente em termos de 'boa intenção', mas em termos de 'gestão a longo prazo', ele praticamente desistiu de se tratar por conta própria.
Em termos de gráficos, dou 8 pontos. Todo o estilo visual tem aquela sensação de desenho feito à mão, bem refrescante. A modelagem e a animação do cachorrinho são bastante encantadoras, e várias expressões fofas fazem você não se irritar mesmo quando falha em um quebra-cabeça. A combinação de cores é muito suave, nada agressiva aos olhos, e, mesmo jogando por muito tempo, não cansa a vista. Esse aspecto se destaca bastante em jogos de quebra-cabeça.
Em termos de jogabilidade, o núcleo é 'desenhar linhas para salvar os cachorros'. Parece muito simples, mas ao jogar, você percebe que os desenvolvedores realmente seguiram um caminho de 'quebrar o senso comum' sem volta. Você acha que basta desenhar uma linha reta? Não, talvez seja necessário desenhar um círculo, ou deixar o cachorro cair de propósito para depois pegá-lo com outro mecanismo, ou até mesmo usar balanços físicos, acionar mecanismos em conjunto, e assim por diante. Alguns níveis têm um design extremamente criativo, e ao resolvê-los você sente um tipo de prazer de 'uau, dá pra fazer assim?'. A lógica de operação é simplesmente desenhar linhas com um dedo, praticamente sem barreiras, e pessoas de todas as idades podem aprender instantaneamente.
Mas esse também é o primeiro motivo pelo qual ela é "popular" mas não por muito tempo: as ideias se esgotam rápido. Muitos níveis no jogo são do tipo "morte à primeira vista"; quando eu já resolvi uma estratégia, e surge um enigma central semelhante, a sensação de novidade diminui bastante. Como um jogo que aposta em criatividade puramente para resolver enigmas, se a velocidade de atualização das fases não acompanha a velocidade com que a imaginação dos jogadores se esgota, a perda de popularidade é inevitável. Não é que o jogo seja ruim, mas sim "passar de fase é se formar", ninguém quer repetir o mesmo nível várias vezes, a menos que você seja colecionador de conquistas.
Depois vem a parte de microtransações e cobranças, e isso merece ser elogiado. O modelo de cobrança deste jogo é zero, ou seja, totalmente gratuito, e pelo que experimentei, surpreendentemente não há aqueles anúncios forçados ou a obrigação de assistir a vídeos para continuar jogando. No ambiente atual de jogos pequenos cheios de anúncios, 'Meu Cachorrinho' é realmente um sopro de ar fresco. Não há limite de energia, não há compras dentro do aplicativo, tudo depende do conteúdo em si para atrair os jogadores. Muitas grandes empresas de jogos não conseguem isso; a Xiao Bei Technology realmente mostrou sinceridade desta vez.
Mas "gratuito sem compras internas" também é uma faca de dois gumes, pois leva diretamente à incerteza na fonte de receita do jogo, resultando em falta de impulso para o futuro. Esta é uma das razões pelas quais eu suponho que ele "vai esfriar" rapidamente — a equipe de desenvolvimento também precisa ganhar a vida; se a reputação é boa, mas não há lucro, a equipe de operação terá dificuldade em manter o entusiasmo para manter e atualizar o conteúdo. Sem novos conteúdos, os jogadores avançados vão embora; os jogadores comuns, depois de completar o jogo, também vão desinstalar. É um ciclo sem saída.
Por último, vamos falar sobre o aspecto social. Para ser honesto, as funções sociais deste jogo são praticamente inexistentes: não há ranking de amigos, não há chat mundial e muito menos dungeons em grupo. Em uma era em que até jogos para um jogador incluem algum tipo de ranking, ele escolhe ser um tranquilo jogo de raciocínio puramente solo. A vantagem é que é muito imersivo; a desvantagem é a falta de uma forma de 'mostrar inteligência', o que faz com que muitos jogadores, atraídos por recomendações e curiosidade, joguem uma vez e depois vão embora, resultando em pouca retenção.
De maneira geral, o sucesso de 'Meu Cachorrinho' se deve à sua criatividade e ao fato de ser gratuito, enquanto a queda de popularidade se deve ao fato de realmente não ter feito nenhum design para prolongar seu ciclo de vida. Não é uma obra-prima que será lembrada por um ano, mas definitivamente é um pequeno deleite que vale a pena em uma tarde de lazer, permitindo que você deixe o estresse de lado e aproveite a pura diversão de resolver quebra-cabeças. Amigos que gostam da experiência desafiadora de 'Tarefas Malucas' ou 'Monument Valley' podem experimentá-lo.
Finalmente chegou a etapa de pontuação.
Imagem: 8,0 pontos
Jogo: 7,5 pontos (criativo, mas com conteúdo médio)
Gastar dinheiro no jogo: 10 pontos (sem gastar, sem anúncios)
Social: 3.0 pontos (não possui essa função)
Índice de recomendação geral: 7,8 pontos
Público-alvo: entusiastas de quebra-cabeças, fãs de jogos de traçar linhas, jogadores casuais leves.
Público não recomendado: jogadores que buscam forte socialização, desenvolvimento intenso e atualizações de longo prazo.
Acima está a minha experiência real, apenas para referência de todos, sem exageros ou críticas. A propósito, aqueles olhinhos tristes do cachorrinho realmente me tocaram muito, espero que haja uma continuação no futuro, mesmo que custe 6 reais para comprar, eu ainda estaria disposto a apoiar. 🐶