Para ser sincero, quando vi o jogo "Crazy Marksman" pela primeira vez, o que me veio à mente foram os dias em que usei o Nokia N95 para jogar "City Skyscraper" e "Deer Hunter" há mais de dez anos. Não havia 3D real naquela época. As telas dos celulares eram tão pequenas quanto caixas de fósforos. Quando um cervo atropelou, foram apenas alguns pixels. Quando você levantou o cano e bateu, acertou uma perna de veado. Se você errasse, só poderia observar os pixels voarem e dar um tapa na coxa de raiva. Mas é esse sentimento simples que faz as pessoas brincarem ao telefone a noite toda e suas pálpebras tremerem na aula no dia seguinte.
Não estou me gabando, mas agora não posso mais brincar com aquelas antiguidades, mas guardo esses sentimentos no fundo do meu coração, e é muito quente tirá-los para tomar sol de vez em quando.
Então, quando abri "Crazy Marksman", para ser sincero, fiquei um pouco surpreso. Esta não é a versão totalmente evoluída do Hun'er daquela época? Não vou entrar em detalhes sobre os gráficos. As cenas de caça 3D na plataforma 5.0 são feitas de grama e árvores. Pode-se ver que eles foram seriamente polidos. O que mais me impressiona é como ele combina bem a ecologia real com a jogabilidade - não em termos de quão pervertida a IA da besta é, mas na sensação de prender a respiração no deserto e procurar vestígios de presas através da mira. Isso realmente me traz de volta às noites em que eu estava escondido na cama olhando para a pequena tela do Nokia.
Hoje em dia, qualquer jogo para celular gostaria de ter dez entradas de recarga e vários privilégios VIP sofisticados. "Crazy Marksman" é realmente gratuito. Joguei por mais de uma hora sem encontrar nenhum problema de “resistência baixa, recarregue”. O sistema de armas de fogo é surpreendentemente sólido. Do ferrolho ao semiautomático, a diferença na sensação pode ser sentida claramente. A vibração do feedback do tiro e o som da arma também estão corretos. É tão confortável quando um tiro na cabeça é disparado.
O recém-inaugurado modo Arena também é bastante interessante. Você pode competir com jogadores reais para caçar alvos e comparar sua precisão e velocidade. A tensão é muito mais forte do que no modo autônomo. A velocidade de correspondência é muito boa no momento, mas uma vez encontrei um jogador cujo oponente era obviamente um velho caçador. O adversário acertou o alvo três vezes seguidas, o que fez minha pressão subir. Hahahaha.
Para não me gabar, existem algumas pequenas falhas no jogo. Por exemplo, o tutorial para iniciantes é um pouco apressado. Ao começar, você ocasionalmente ficará tonto ao alterar o ângulo de visão. Além disso, os detalhes de modelagem de algumas armas de fogo podem ser polidos. Mas considerando que agora ainda é possível fazer isso de graça, acho que vale a pena.
Por fim, vamos falar sobre nostalgia. Do Symbian ao Android e ao iOS, dos pixels ao 3D de alta definição, vinte anos se passaram num piscar de olhos. Os amigos daquela época já haviam seguido caminhos separados há muito tempo, mas a alegria de caçar, a sensação de prender a respiração enquanto mira em uma presa, foi restaurada neste novo jogo. Talvez o que eu sinta falta não seja de todos aqueles jogos antigos, mas de mim mesmo que poderia jogá-los a tarde toda.
Se você também é um jogador antigo que veio da era dos feature phones ou simplesmente deseja encontrar um jogo de caça para celular com uma sensação de tiro sólida, é recomendável experimentar "Crazy Marksman". No momento em que você puxar o gatilho, talvez você também pense em alguma coisa. 😌