Me deparei com um fórum onde alguém estava falando sobre uma aventura de esqui e de repente me senti um pouco emocionado. Esse jogo era tão popular naquela época que fiquei com vergonha de dizer que jogava jogos para celular se não o tivesse instalado no meu telefone. Hoje, falaremos sobre por que é popular e por que não é popular nas dimensões de gráficos, jogabilidade, ouro criptônio e interação social.
Vamos falar sobre a imagem primeiro. Os jogos para celular por volta de 2012 geralmente ainda eram pixelados ou 3D simples. A representação em desenho animado de montanhas cobertas de neve e céus azuis em Ski Adventure foi realmente considerada um golpe de redução de dimensionalidade na época. A sensação de velocidade ao deslizar na neve, o feedback físico do personagem rolando e a sensação avassaladora de pressão da avalanche pressionando atrás de você contribuem para o impacto visual. Especialmente o tipo de troca de câmera em que você voa alto e depois mergulha na caverna, a sensação de alegria não é inferior à dos jogos de console. Pode-se dizer que colheu a primeira onda de dividendos com a atualização da qualidade de imagem dos jogos para celular naquela época.
Vamos falar sobre jogabilidade. O núcleo é "parkour + perseguição de avalanche", mas o Ski Adventure tem mais um design importante do que o parkour tradicional - companheiros animais. Pinguins, monstros da neve e águias, monte neles ou segure suas mãos, eles não apenas serão mais rápidos, mas também ajudarão você a quebrar obstáculos. Este sistema torna um único jogo cheio de variáveis. Às vezes você está obviamente enterrado e, de repente, um monstro da neve salta para resgatá-lo. A emoção dos campos de batalha de PlayerUnknown é algo que a pura evasão em “Temple Run” não pode proporcionar. Além disso, a operação envolve apenas inclinar e pular para a esquerda e para a direita, portanto não há limite para começar. No entanto, se você quiser correr longe, o planejamento da rota e o tempo de uso de adereços são particularmente testados. É um típico “fácil de aprender, mas difícil de dominar”. A razão pela qual é popular é porque encontrou um ponto de entrada diferenciado na categoria parkour e tornou a sensação de frescor extremamente extrema.
Em termos de monetização, o download do jogo em si é gratuito e depende de publicidade e acessórios para cobrança. Lembro-me de assistir a um anúncio e poder ressuscitar uma vez, ou usar moedas de ouro para comprar skates ou trocar skins de personagens. Para ser sincero, o modelo de negócios da época era bastante contido. Os africanos poderiam economizar bons equipamentos confiando na sua energia sem forçar o criptônio. Mas é aí que reside o problema - a profundidade do pagamento é muito rasa. As skins e os skates são apenas mudanças de skin, que têm impacto limitado na jogabilidade. Depois que a novidade passa, os jogadores não têm mais motivação para gastar dinheiro.
Os atributos sociais são ainda mais fracos. Não tem classificações de amigos nem batalhas online. A única interação social é a comparação de conquistas do Game Center, mas essa experiência é muito fragmentada. Para um jogo de parkour, a interação social não é um requisito fundamental. No entanto, “Tiantian Cool Run” foi lançado naquela época e atingiu diretamente a combinação de “competição de amigos + desenvolvimento de personagem + doação de presentes sociais”, e instantaneamente arrebatou os usuários leves do Ski Adventure.
Então é legal não porque seja ruim, mas porque os tempos mudaram. Ski Adventure vence na pureza da experiência autônoma, mas perde na falta de um ecossistema de conteúdo continuamente atualizado. O desenvolvedor Yodoyi lançou mais tarde uma segunda geração, mas não houve nenhum avanço fundamental na jogabilidade, e a sensação de surpresa dos companheiros animais desapareceu, então os jogadores naturalmente pararam de comprá-lo. Se pudesse ter adicionado corridas multijogador, desafios de temporada ou aberto um editor de níveis durante seu período de pico, poderia ter sobrevivido por mais tempo, mas a realidade é que tal coisa não existe.
Olhando para trás agora, Ski Adventure é um ponto brilhante daquela época. Provou que os jogos para celular não são apenas uma coleção de pequenos jogos, mas também podem criar grandes cenas com um toque cinematográfico. É uma pena que a categoria de jogos de parkour finalmente tenha se tornado domínio da Tencent, e só pode permanecer na memória de nós, jogadores antigos. Ocasionalmente, desenterramos, tocamos novamente e depois dizemos à avalanche: eu era muito mais rápido que você naquela época. 😢