Para ser sincero, quando vi este “Ghost”, a minha primeira reação foi que se tratava de mais um jogo de recolha ou de um jogo inativo com batalha automática. Afinal, hoje em dia, não existem muitas equipes que se atrevam a resolver seriamente quebra-cabeças de terror em jogos para celular. Para ser justo, os fabricantes nacionais agora estão se reunindo para fazer desenhos bidimensionais de cartas ou jogos de galinha. Aqueles que conseguem se acalmar e trabalhar no conteúdo single-player se tornaram uma espécie rara.
Eu tentei esse jogo ontem à noite. Embora o processo não seja longo, a atmosfera deprimente se instalou inesperadamente. Quando você acorda às duas da manhã, o hospital inteiro está vazio, a roupa de cama da cama do hospital está bagunçada, as luzes do corredor acendem e apagam e há apenas algumas revistas inexplicáveis que podem ajudá-lo a juntar as peças da história passada deste hospital. Vamos apenas falar sobre essa cena. Embora a modelagem não possa ser comparada com a dos jogos para PC, ela é muito sincera neste tipo de jogos para celular.
Desde que joguei na era Saipan até agora, observei a evolução dos jogos para celular a partir do Snake. Naquela época, pensávamos que um jogo com algumas centenas de KB já era enorme. Como poderíamos imaginar que um jogo para celular agora pode conter vários gigabytes de pacotes de recursos? O jogo “Ghost” me lembra da época em que jogava “Seven Nights” no Nokia. Embora os tempos tenham mudado e o hardware tenha se tornado mais poderoso, a sensação de batimento cardíaco acelerado que persigo nunca mudou.
A julgar pelas tendências da indústria, de fato, à medida que a influência do Steam e da cultura do console se torna cada vez mais profunda, os jogadores nacionais estão aceitando cada vez mais este pequeno jogo de quebra-cabeça independente. Acho que isso é bom e significa que o mercado finalmente está disposto a dar espaço para categorias não convencionais. Contanto que um jogo gratuito baseado em conteúdo apenas para download como “Ghost” possa sobreviver ao teste de tráfego inicial, ele basicamente dependerá do boca a boca para fermentar lentamente.
Claro, o jogo também tem problemas óbvios. O processo curto é uma falha, terminei o jogo em cerca de uma hora. O enredo também é relativamente simples, basta encontrar a chave para abrir a porta e depois se esconder do fantasma na perseguição. Embora tenso, falta profundidade. Como um jogo gratuito, não há nada a criticar, mas se houver uma sequência ou DLC no futuro, espero que mais trabalho possa ser feito no enredo e no design do quebra-cabeça.
Por fim, tenho que falar sobre o desenvolvedor Hainan Star Jump. Nunca tinha ouvido falar dessa equipe antes, mas para ser sincero, há algo realmente bom em ser capaz de fazer um jogo de terror para celular dessa qualidade. Espero que eles possam continuar a produzir no futuro e não ser como muitas equipes pequenas que apenas enviam uma demonstração para testar a água e depois desaparecem. Jogadores antigos como eu assistiram a muitos jogos nacionais de curta duração e ainda espero que bons trabalhos possam se acumular lentamente. Afinal, esse mercado precisa mesmo de obras mais diversificadas para sobreviver😌
Se você quiser experimentar, você pode tentar. Encontre uma noite para apagar as luzes e brincar, e a experiência será duplicada. Sem mais delongas, tenho que relembrar a sensação de jogar “Dead Rising” no Symbian. Foi realmente uma memória de uma geração.